Português (Brasil)

Programa da Fapesc busca incentivar a internacionalização de pesquisa

Programa da Fapesc busca incentivar a internacionalização de pesquisa

Data de Publicação: 27 de abril de 2022 14:11:00

Compartilhe este conteúdo:

edital internacional

O Programa Fapesc Abroad busca incentivar a internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina. Uma chamada pública, lançada neste mês, regulamenta como os projetos aprovados em chamadas internacionais e convênios bilaterais podem ser co-financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). 

“Entre o portfólio de ações da Fapesc está o incentivo à internacionalização das pesquisas e dos negócios. As restrições impostas pela pandemia acabaram por atrapalhar o processo. Agora, em momento de retomada, a fundação tem o importante papel de incentivar ainda mais essas parcerias internacionais”, explicou Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc. A fundação possui 13 projetos internacionais em andamento e três em contratação.

“As ações de internacionalização e o relacionamento dos pesquisadores e empreendedores brasileiros com os seus pares internacionais são importantes não só pela visão de pesquisa compartilhada pela troca de experiência e pelo acesso a novos mercados, mas pela competição que necessariamente vai acontecer com empresas estrangeiras. Então é preciso preparar bem os nossos pesquisadores e empreendedores para este mercado”, completou Holthausen.

Formas de submissão 

Há duas possibilidades para submissão das propostas: por meio de suplementos de editais internacionais em que a Fapesc fez a adesão; ou por meio de qualquer chamada internacional em que o pesquisador tenha sido aprovado.   

No caso da primeira possibilidade, fazem parte desta chamada pública, entre outros, os seguintes programas: Programa do Horizonte 2020, da União Europeia; Programa do Fundo Newton (Newton Fund), do Reino Unido; Programa Mobility Confap Italy, da Itália; Programa da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos da América; Programa da Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF). 

Neste caso, a Fapesc publicará em sua página eletrônica a adesão aos editais internacionais promovidos pelas agências de fomento, parceiros estrangeiros e programas bilaterais. Pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTI), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, de Santa Catarina que forem aprovados nestas chamadas poderão submeter sua proposta à fundação para serem cofinanciados. O aporte de recursos financeiros por parte da Fapesc vai depender do acordo firmado entre as partes para cada chamada pública internacional.  

Já no caso dos editais internacionais em que a Fapesc não tenha feito a adesão, o pesquisador de uma ICTI catarinense deverá comunicar pelo e-mail internacional@fapesc.sc.gov.br a aprovação para que haja a liberação de submissão na plataforma da Fapesc. 

Compartilhe este conteúdo: