Português (Brasil)

20ª Semana Nacional de Museus em Rio Negro

20ª Semana Nacional de Museus em Rio Negro

Data de Publicação: 11 de maio de 2022 15:18:00 ‘O Poder dos Museus’ foi o tema escolhido para os 20 anos da Semana de Museus

Compartilhe este conteúdo:

A Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza na próxima segunda-feira, 16 de maio, às 9h, a abertura da 20ª Semana Nacional de Museus no Município. Esta é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, na qual os museus de todo o país promovem exposições e atividades pautados em um tema em comum. O tema para 2022 é “O Poder dos Museus”. O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs participa pelo 20ª ano consecutivo e irá dispor de todo seu acervo para apresentar ao público o poder do Museu na sociedade rio-negrense. 

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Entre os objetivos estão promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.


 

Semana Nacional de Museus - 20 anos

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

O Poder dos Museus não é um dado, é uma construção. É uma potência em devir. É um devir museal. (Ibram)

Compartilhe este conteúdo: