Português (Brasil)

Ex-premiê Shinzo Abe morre após ser baleado no Japão

Ex-premiê Shinzo Abe morre após ser baleado no Japão

Data de Publicação: 8 de julho de 2022 09:40:00 Ex-primeiro-ministro foi atingido durante discurso na cidade de Nara, no Oeste do país. Um homem foi preso e uma espingarda foi apreendida

Compartilhe este conteúdo:

                  

Ex-primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, durante visita ao comitê olímpico japonês no Rio de Janeiro em 2016 — Foto: Bruno Kelly/REUTERS                         Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, foi baleado durante discurso — Foto: Handout / JIJI PRESS / AFP

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu após ser baleado durante discurso na cidade de Nara, no Oeste do Japão, na manhã desta sexta-feira (8) - noite de quinta, 7, no Brasil. Um suspeito foi preso e uma espingarda, apreendida. Abe foi atacado por volta de 11h30 (horário local), perto da estação Yamato-Saidaiji, e caiu.  Aos menos dois tiros foram disparados, informou um repórter da agência estatal de notícias "NHK". A mídia local informou que Abe foi atingido duas vezes: no peito e no pescoço. Um helicóptero levou o ex-premiê ao Hospital Universitário de Nara. A mulher de Abe, Akie, chegou ao hospital no final desta tarde (fim da madrugada desta sexta, 8, no Brasil). Ela não falou com a imprensa local. O primeiro-ministro Fumio Kishida, que pertence ao mesmo partido político de Abe e o sucedeu no cargo, disse que o ex-premiê está internado em estado grave.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que não conhecia a condição de Abe. “Um ato bárbaro como esse é absolutamente imperdoável, não importa quais sejam os motivos, e o condenamos fortemente”, disse. O oficial do corpo de bombeiros local, Makoto Morimoto, disse que Abe sofreu uma parada cardiorrespiratória, mesma informação divulgada pela "Kyodo News". A NHK falou em "insuficiência cardíaca", que significa que o coração não consegue bombear sangue o suficiente e fornecer o oxigênio necessário para o resto do corpo.

Suspeito detido

Um suspeito foi detido por tentativa de homicídio: um homem de 42 anos. Segundo a imprensa japonesa, o atirador é um ex-integrante da Marinha do Japão. A NHK informou que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, que disse à polícia que estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo. A polícia não confirmou o relato da estatal. A polícia afirmou também ter recuperado a arma usada no ataque. A imprensa local disse tratar-se de uma espingarda caseira, de fabricação grosseira.

8 anos no poder

Abe esteve no poder durante oito anos e deixou o cargo em setembro de 2021. Foi o chefe de governo do Japão a ocupar o cargo por mais tempo. Seu sucessor - o 100º primeiro-ministro do país - é Fumio Kishida, ex-ministro das Relações Exteriores, eleito em outubro de 2021. Ao renunciar, Abe alegou motivos de saúde. Ele sofre de colite ulcerativa crônica, uma doença que já o havia tirado do poder em uma outra ocasião, em 2007. "Eu me dediquei de corpo e alma à recuperação econômica e à diplomacia para proteger o interesse nacional do Japão todos os dias desde que retornamos ao poder”, disse Abe à época. Ele ainda domina o partido no poder, o Partido Liberal Democrata (LDP), e controla uma de suas principais facções. Abe se tornou conhecido no exterior pela estratégia de recuperação econômica, conhecida como "abenomics", na qual mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.

Fonte: G1 

Compartilhe este conteúdo: