Português (Brasil)

O Ego Vai te Levar Longe

Data de Publicação: 28 de julho de 2022 17:11:00

Compartilhe este conteúdo:

Muitas pessoas me perguntam o que tem a ver as colunas que escrevo sobre emoções, traumas, medos, com empreendedorismo com a liderança. Sinceramente, não consigo separar estes assuntos. Empresas nascem e morrem por causa das emoções, isso quando os donos não morrem juntos. 
Hoje quero falar do ego. Tem uma frase que gosto, que diz: o ego vai te levar longe e vai te deixar lá sozinho. Hitler, por exemplo, matou 11 milhões de pessoas para mostrar quem mandava. Puro ego. No fim, sozinho, ou apenas com aqueles que temiam a morte se o abandonassem, ele se suicidou. 
O ego é assim, movimenta as pessoas a fazerem o impossível, e no fim acabam derrotados. 
Em doenças como alcoolismo e adicção, que são doenças físicas, mentais e espirituais, onde não se sabe em que lugar se aloja do corpo, acredita-se que o cerne seja o ego. E estas doenças mataram mais gente do que todas as guerras juntas. 
E como deixar de ser tão egocêntrico? 
Li uma matéria sobre isto e selecionei alguns passos que mais gostei, ou talvez, os que mais servem para mim, que talvez sirva para você! 
1-jogue fora, ou deixe ir, algo que você tenha certeza que vai perder: Precisa colocar os pés no chão? Aprender a perder sem se alterar é um passo importante para tornar-se menos egocêntrico. O mundo não vai acabar, e você precisa aprender esta lição.
2-agradeça alguém por algo pequeno: Mesmo se achar que merece mais, ou que a pessoa se esforçou pouco, agradeça.
3-Olhe para quem está falando com você:Independente de como esteja se sentindo, uma maneira fácil de mostrar respeito é fazer contato visual. Mesmo que você não goste do que alguém esteja dizendo, mesmo que ache que não precisa ouvir aquilo, seja respeitoso. 
4-Quando alguém estiver falando, ouça. Se ficar olhando ao redor ou tentando ouvir a conversa alheia enquanto seu amigo está falando, vai parecer entediado e egocêntrico. Quando estiver com alguém, dê atenção à pessoa. Concentre-se. Ouça o que ela está dizendo e coloque o foco da conversa nela.
5-Permita que outra pessoa esteja no comando. Você sempre sente que precisa ser ouvido? Em vez disso, tente sair dos holofotes, para variar. Permita que outra pessoa tome as decisões e seja parte de um grupo em vez de um líder. Tanto na vida pessoal quanto profissional. 
Até adquirirmos um hábito, é necessário fazermos várias vezes, mesmo que ir contra nossa vontade. 
E lembre-se: não existem perdedores, existem desistentes. 

Pense nisso e um Nobre abraço!!!

Rodrigo R. Valentini 
Presidente CEO 
Nobre Treinamentos
@valentinirodrigo
@nobretreinamentos
www.nobretreinamentos.com.br

Compartilhe este conteúdo: