Português (Brasil)

Padel: O Esporte que Conquista Corações e Quadras

Padel: O Esporte que Conquista Corações e Quadras

Data de Publicação: 29 de setembro de 2023 17:21:00 Nesta edição da coluna Saúde e Equilíbrio, o instrutor de padel, Diego Sorbello conta a história do esporte e tudo o que você precisa para começar a praticar o padel!

Compartilhe este conteúdo:

1. Qual a origem do padel?

O padel foi inventado num navio por tenistas que queriam jogar e acabaram fechando uma quadra de tênis com madeiras. Ele começou no México e foi para a Argentina, onde ele chegou a ser o segundo esporte mais praticado do país.

 

2. Como você teve a ideia de montar esse esporte em Riomafra?

Eu jogo padel desde a minha adolescência, em Balneário Camboriú quando o esporte começou nos anos 90. Em 2004 eu casei e vim para Mafra, e descobri que tinha uma quadra de padel na casa de um amigo meu. Nós jogamos durante um período ali na Souza Cruz, até que chegou um dia que fomos para um torneio em Balneário Camboriú e na volta, conversando com a minha esposa, a gente pensou em fazer uma quadra para os hospedes e até para o nosso pessoal jogar e essa ideia foi tomando um volume maior e acabou virando no primeiro clube de padel do Planalto Norte.

 

3. Você já foi para fora do Brasil fazer uma especialização, como foi?

A minha primeira especialização foi em São Paulo, no World Padel Tour, me especializei como instrutor de padel e fiz mais alguns cursos aqui na região. Nós seguimos a metodologia da Flores Padel e algumas outras também.

Aqui no clube nós somos em quatro professores, toda segunda-feira a gente recebe a presença de um professor de Curitiba, e já na semana que vem nós teremos uma novidade de um novo professor.

 

4. Como funciona a quadra para as pessoas que querem vir conhecer?

Para praticar o padel aqui só precisa de boa vontade e vir com uma roupa de esporte, nós temos todo o material necessário.

Nós trabalhamos com locação de quadra e durante o dia nosso ponto forte seriam as aulas. Nós temos aulas para crianças, e para adultos também.

 

5. Quantos atletas frequentam o Riomafra Padel?

São mais de 250 pessoas jogando ativamente. Tem uma certa rotatividade, tem gente que para por um período e tem sempre gente nova. Fica o convite à quem quiser fazer uma aula experimental, sem custo, nós estamos à disposição, é só entrar em contato com a secretaria do clube.

 

6. Qual seria a idade mínima para começar a jogar?

Nós trabalhamos a parte bem lúdica do esporte com crianças a partir de 4 anos. A partir dos 7 anos a gente já começa a cobrar um pouco mais de técnica. Nós temos crianças, tipo o meu filho Matias, que joga o sub-10, também temos crianças que jogam muito bem no sub-12, essa já é uma idade que da para levar mais a sério, mas sempre com diversão.

Temos vários meninos e meninas levando à sério e competindo. Temos uma duplinha destaque aqui que é o Henrico e o Samuel que estão entre os oito do Brasil e possivelmente vão disputar o mundial no Paraguai em novembro. Temos a Julia e a Helena que estão competindo também. Final de semana passado foram campeãs da 7ª categoria e vice campeãs da 6ª em Curitiba.

 

7. Dê algumas dicas para quem quer começar a jogar!

Tenha boa vontade! O padel é um esporte muito democrático, nós temos pessoas de 65 anos, e é um esporte que qualquer um joga, num primeiro momento ele fácil, mas quem quer jogar bem tem que se dedicar de verdade.

 

 8. Deixe um recado aos nossos leitores!

Venham conhecer o Riomafra Padel, marquem uma aula experimental ou venha tomar um chopp, um refrigerante. Outra coisa importante é que a gente tem uma academia da Oxy aqui também, então não é só padel. Nós também temos vestiário, espaço kids, churrasqueiras. Então venham conhecer e deem uma chance ao esporte!

 

Compartilhe este conteúdo: