Português (Brasil)

Despertando o poder: conselhos cruciais para quem quer começar a correr

Despertando o poder: conselhos cruciais para quem quer começar a correr

Data de Publicação: 9 de fevereiro de 2024 10:41:00 Nesta entrevista da coluna ‘Saúde e Equilíbrio’, a proprietária da assessoria de corrida Hero, Dayane Petreca, dá dicas importantes para os iniciantes na corrida, além de debater os benefícios do esporte.

Compartilhe este conteúdo:

1. Defina a corrida.

A corrida para mim é propósito, é mudança de vida e mudança de comportamento. A corrida entrou na minha vida de uma maneira totalmente despretensiosa e aos poucos fui cada vez mais vendo o quanto isso transforma a vida das pessoas, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ela traz para gente uma força de vontade, tanto que a assessoria se chama ‘Hero’, porque o nosso lema é “desperte o seu poder através da corrida”.

 

2. O que você indica para a pessoa que quer começar, mas tem medo?

Eu acho que assim como qualquer coisa que a gente faz na vida, nós começamos com uma ânsia de muita coisa. Ninguém vai na academia e coloca o último peso para puxar, mas na corrida todo mundo quer dar o seu 100% na primeira vez que sai correr e esse é o grande problema. Nós precisamos entender que a corrida é um processo e que lentamente vamos alcançar o objetivo.

Os alunos sempre me falam “ah, mas eu não sou corredor, eu só dou uma volta na pista”, como que isso não é corredor? Então precisamos tirar esse paradigma de que as pessoas não são corredoras porque correm pouco. O recorde mundial dos 100 metros não é corredor porque ele corre só 100 metros?

Para ser corredor é começar a correr, e começar como? Lentamente, do jeito que você se sente confortável. Vai caminhar 1 minuto e correr 30 segundos? Isso já é ser corredor. Não comece correndo 10km, ninguém começou assim.

 

3. Existem treinos específicos, como o tiro, educativos, resumidamente cite exemplos para quem quer começar.

A pessoa que quer começar a correr tem muitas dúvidas, e hoje em dia temos muita informação. A gente traz duas coisas da corrida, exercícios de mobilidade e educativos de corrida, que são o que? Movimentos muito parecidos com a corrida, em que você vai preparar o teu corpo para correr.

O iniciante mesmo, pode só sair correr, pega o seu tênis, sai na frente de casa, faz o trabalho de mobilidade e sai correr. 30 minutos, 20 minutos, não se preocupe com grandes execuções, com o tempo as coisas vão acontecendo.

 

4. Em relação ao tênis, precisa ser o melhor?

Pode ser o que você tem em casa. Antes de começar a correr o pessoal quer ter tudo, mas você só precisa de um tênis. Quem vai fazer a questão de execução, quem vai suportar carga, é o teu corpo, não é o tênis, então você tem que estar com o teu corpo preparado para fazer aquilo. O teu tênis é um plus, o relógio é um plus.

Viu um tênis numa faixa de preço que se adeque a você, colocou ele no pé, conseguiu movimentar, abrir todos os dedos do pé, fechar todos os dedos, subir e descer o pé dentro do teu tênis? Está ótimo. “Mas ele me machucou do ladinho”, não laceia, ele vai continuar te machucando.

 

5. A corrida emagrece mesmo?

Qualquer atividade que você faça com gosto vai emagrecer. Eu trabalhei muitos anos na academia e as pessoas sempre me perguntavam qual a atividade da academia que mais emagrece, e é aquela que você faz com vontade.

A corrida é uma coisa muito simples, porque você pode fazer sozinha. Então as pessoas que estão emagrecendo muitas vezes têm vergonha de ir em locais com muita gente e o bom da corrida é isso, em qualquer lugar você faz.

 

6. Uma dica para quem quer começar do zero?

Comece. Coloca o tênis, faz os educativos e as mobilidades e comece. Se você tem só 15 minutos já está ótimo. Eu gosto muito da frase “faça o melhor que você tem nas condições que você tem”.

Para mim, a corrida é muito importante, ela tem um diferencial muito grande de não ter fim, ela não tem um objetivo final, então você pode correr onde, como, quando, e com quem você quiser.

Compartilhe este conteúdo: