Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Cardeal mafrense pode participar do próximo Conclave
Data de Publicação: 22 de abril de 2025 14:27:00
São sete cardeais brasileiros que estão aptos a participar do conclave - a eleição que define o novo papa da Igreja Católica. Desses, três são catarinenses.
O papa Francisco faleceu na última segunda-feira, 21, e seu funeral acontece no próximo sábado, 26.
A eleição deve acontecer no próximo mês, e pode contar com a presença do cardeal mafrense João Braz de Aviz, que tem 77 anos, é o mais velho cardeal brasileiro apto a participar do conclave. Ele nasceu em Mafra, mas cresceu em Borrazópolis, no Paraná.
No total, segundo o Vaticano, 138 cardeais estão aptos a participar da votação. Para participar, é necessário que os cardeais tenham menos de 80 anos de idade. Os outros dois catarinenses na lista são Jaime Spengler, 64, de Gaspar e Leonardo Ulrich Steiner, 74, de Forquilhinha.
Sobre João Braz de Aviz
Em sua trajetória, João Braz de Aviz ingressou no Seminário Menor São Pio X, em Assis (SP), estudou Filosofia em Curitiba e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 1972 foi ordenado na Catedral de Apucarana.
No fim da década de 1980, voltou para a Itália para doutorado em Teologia Dogmática. Foi eleito bispo auxiliar em Vitória após seu retorno, e em 1998 se tornou bispo em Ponta Grossa. Passou pela Arquidiocese de Maringá, até que, em 2004, foi nomeado arcebispo de Brasília.
Em 2011, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica pelo Papa Bento XVI e no ano seguinte, cardeal. Braz participou do último conclave, de 2013, que elegeu o Papa Francisco.