Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
A declaração do IRPF foi entregue por menos da metade dos contribuintes até o momento
Data de Publicação: 25 de maio de 2020 10:54:00 O prazo de entrega iniciou em 2 de março e vai até 30 de junho
Até o dia 20 deste mês, em quase três meses de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, menos da metade dos contribuintes acertou as contas com o Leão
O total enviado equivale a 46,2% dos 32 milhões de declarações que precisam ser entregues este ano. O prazo acabaria no fim de abril, mas por conta da pandemia foi prorrogada por mais dois meses terminado em 30 de junho.
A Receita Federal adiou o pagamento da primeira cota ou cota única para o mês de junho. E está mantido o cronograma dos lotes de pagamento, que começa em maio e termina em setembro.
A prioridade para receber a restituição é para quem declara no início do prazo, caso não seja preenchido com erros e omissões. Pessoas com mais de 60 anos de idade, com disfunções graves ou deficiência física, também recebem a restituição primeiro.
Mudanças
Pela primeira vez, os contribuintes com certificação digital receberão a declaração pré-preenchida no programa gerador. Até agora, eles tinham de entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), salvar o formulário pré-preenchido no computador e importar o arquivo para preencher a declaração. Neste ano, também está disponível a doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.