Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Adriana Dornelles participa de manifesto feminino contra candidaturas laranja na política
A advogada e ativista comenta a importância do engajamento feminino na política
Preocupadas com a venda de votos nas eleições municipais deste ano e com as candidaturas laranja, um grupo de pré-candidatas de vários estados do país lançou a mobilização virtual “Vamos juntas na politica”. As ações já começaram desde julho deste ano e fazem sucesso nas redes sociais. Além disso, o projeto conta com a participação de mais de 150 pré-candidatas de todo o Brasil, incluindo a advogada e empresária Adriana Dornelles, uma das representantes de Santa Catarina.
A mafrense destaca a importância deste movimento para a garantia da conscientização dos eleitores. “É importantíssimo que a mulher se faça respeitar para ser respeitada pelos partidos, assim como, se colocarem no lugar de uma verdadeira liderança. É preciso que as mulheres entendam que seu papel na democracia é muito importante. Isso porque representamos 53% do eleitorado. Assim, as mulheres vão deixar de ser usadas como laranja pelos homens”, comenta.
A preocupação do movimento é que a venda de votos se intensifique por conta das dificuldades financeiras acarretadas pela pandemia. Além disso, uma pesquisa realizada em 2015 pela Checon Pesquisa/Borghi, com quase dois mil eleitores em sete capitais brasileiras, relata que pelo menos 28% dos entrevistados têm conhecimento ou já testemunhou algum caso de compra de votos. Assim, as pré-candidatas estão engajadas na luta para mudar essas estatísticas.
“Acho importantíssima a participação feminina na política para trazer um caráter mais humanitário e mais sensibilidade. A política precisa de capacidade, eficiência e humanidade, e isso as mulheres sabem muito bem como fazer. Assim, podemos trazer direito à igualdade com mais sensibilidade na gestão pública”, finaliza.