Português (Brasil)

Ambientes Instagramáveis – Arquitetura de Interiores aliada ao marketing

Ambientes Instagramáveis – Arquitetura de Interiores aliada ao marketing

Compartilhe este conteúdo:

A palavra instagramável não existe no dicionário da língua portuguesa, mas, ela está relacionada a um dos aplicativos mais usados pelos usuários digitais do momento: o Instagram.

Surgida no mercado de varejo para divulgar os produtos ou marcas, instalações interativas se espalharam nas redes sociais como uma estratégia do marketing digital, fruto do desejo da nova geração de consumir experiências e causar impacto em um mundo cada vez mais apegado à imagem e conteúdos visuais.

Assim, surgem os ambientes instagramáveis.

Ambientes instagramáveis são ambientes decorados e interessantes visualmente, que despertam nas pessoas o desejo de fazer fotos bonitas e compartilhá-las na rede social.

É comum você ir a uma exposição, show ou até mesmo uma festa de casamento ou aniversário e se deparar com espaços criados para que você possa tirar fotos incríveis. Afinal, todo momento especial merece ser compartilhado – e se for em um cenário pensado para isso, melhor ainda!

Marketing através de ambientes

Para empresários, ter um espaço “instagramável” vai muito além de decoração ou de agradar o cliente. A intenção é chamar a atenção, engajar, criar um vínculo e, claro, viralizar nas redes sociais, afinal quanto maior o número de pessoas fotografando e compartilhando a sua empresa, mais a marca estará sendo divulgada.

Em uma boa estratégia de marketing, posso dizer que o ambiente instagramável que cumpre o seu papel é aquele que expressa os seus valores e identidade, que consegue comunicar aos clientes o branding da marca.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, sobre o marketing.

Instagramáveis – Alguns exemplos

Esse é um espaço projetado pela Kiune (@kiuneideias) para a mostra “Morar mais por menos”, realizada em Curitiba-PR. Foi feito um espaço instagramável através de uma arte urbana feita na parede a qual proporciona interação.

Fonte: @tuisa.arq

Em São Paulo, a @funcast.me teve visitantes que buscam produzir conteúdo para redes sociais que puderam aproveitar de 25 cenários interativos.

No Rio de Janeiro, o Youtube Space explora a tendência com ambientes decorados e descolados, que rendem ótimas fotos e vídeos.

Fonte: brasil.googleblog.com

Instagramáveis – Em casa: Dicas!

É possível criar cantinhos instagramáveis na sua casa também. Experimente posicionar uma poltrona ao lado de um vaso com vegetação ou uma luminária com design bonito ou então decorar uma parede com quadros. O importante é ter elementos os quais você se identifique. Depois, é só procurar o melhor ângulo, clicar e postar!

Outros espaços que você pode ousar em casa e que pode ter uma decoração bem diferente dos demais ambientes é o Hall e o Lavabo. Áreas de rápida permanência merecem ser exploradas!

Autora

Tuísa Gabriela Ratochinski é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo, em Curitiba. É especialista em Projetos de interiores e Lighting Design. Atualmente, é diretora da Tuísa Gabriela Ratochinski - Arquitetura com escritório localizado em Mafra-SC. Principal atuação é em projetos arquitetônicos e de interiores residenciais, comerciais e coorporativos. Sócia da Kiune que engloba design, moda e arquitetura.

Instagram: @tuisa.arq

                      @kiuneideias

Compartilhe este conteúdo: