Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Baixo nível do rio Negro, preocupa moradores de Mafra
Data de Publicação: 15 de abril de 2020 14:40:00 O Rio Negro encontra-se em um estado alerta devido a baixa estiagem na região sul e está preocupando moradores.
Em período normal, o nível do rio tem em média 1, 50 m, hoje está aproximadamente em torno de 0, 50 m, o que é muito abaixo do normal e gera preocupação. Em contato com Honório Fragoso, chefe da agência Casan de Mafra, nos informou que apesar da chuva que ocorreu na madrugada de ontem (14) o rio continua no mesmo estado de alerta.
O consumo de água teve um aumento de mais de 30% por consequência dos dias secos e isolamento social porém o abastecimento de água na região de Mafra continua operando normalmente sem previsão de um possível racionamento e rodízios nos bairros. Essa segurança se dá devido a constante limpeza preventiva que é feita no local onde são instaladas as bombas de captação de água bruta, conforme explica a Casan.
A agência de distribuição de água e saneamento tem feito o monitoramento do abastecimento de água por uma régua de medição e que está sendo monitorado duas vezes ao dia. “Além disso, nossas bombas tem um controle, onde o operador da estação acompanha a vazão de entrada de água bruta por meio de um macromedidor eletrônico” complementa Honório.
Confira algumas medidas de segurança que precisam ser adotadas pela população para que não ocorra a falta de água:
- Priorize o uso de água em atividades essenciais;
- Não lave pátios, calçadas e casas com mangueira;
- Reduza o tempo no banho, pois o chuveiro é um grande consumidor de água;
- Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar louças e roupas.
Para mais dúvidas informações a Casan disponibiliza seus canais de comunicação:
- 0800 643 0195
Fotos: rede social.