Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Catarinenses percorrem a menor distância do país para atendimento em saúde
Data de Publicação: 20 de abril de 2020 09:37:00 São 38 km para atendimentos de baixa e média complexidade. SC é terceiro em alta complexidade.
Os catarinenses percorrem em média 38 quilômetros para conseguirem atendimento em saúde de baixa e média complexidade. Esta é a menor distância entre as 27 unidades federativas do Brasil, segundo dados preliminares da pesquisa de Regiões de Influência das Cidades relativos a 2018 e que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o único estado em que as pessoas percorrem menos de 40 quilômetros para este tipo de atendimento.
Ainda segundo a pesquisa, a média da Região Sul é de 49 quilômetros e, do Brasil, é de 72 quilômetros. A maior distância é no Amazonas, com 283 quilômetros. Os mais próximos de Santa Catarina são Alagoas, com 43 quilômetros, e Rio de Janeiro, com 45 quilômetros.
Os atendimentos de baixa e média complexidade são aqueles que não necessitam internação, como consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, serviços ortopédicos e radiológicos, fisioterapias e pequenas cirurgias.
Já os serviços de alta complexidade incluem tratamento de câncer e cirurgias que necessitam de internação, ou exames de ressonância magnética e tomografia, Santa Catarina cai para a terceira posição em menor deslocamento. São 87 quilômetros, contra 67 do Rio de Janeiro e 86 de São Paulo. A média do Brasil é de 155 quilômetros.
Os dados foram divulgados de forma antecipada pelo IBGE para o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de auxiliar políticas públicas no combate ao coronavírus.