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Celesc passa a cobrar por recarga de carros elétricos em eletropostos
Data de Publicação: 19 de setembro de 2024 14:11:00
A partir de 23 de setembro de 2024, a Celesc começará a cobrar pelo uso de suas estações de recarga de veículos elétricos em Santa Catarina. Após quase 10 anos de serviço gratuito, essa mudança visa garantir a manutenção e a expansão de um dos maiores corredores elétricos do Brasil, promovendo maior disponibilidade e confiabilidade das estações de recarga.
O pagamento será realizado exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos. As tarifas serão:
- Estações Rápidas: R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 (taxa de desbloqueio)
- Estações Semirrápidas: R$ 2,19/kWh + R$ 2,50 (taxa de desbloqueio)
Por exemplo, para carregar completamente um carro elétrico que consome cerca de 40 kWh, o custo em uma estação rápida será de aproximadamente R$ 104,60. Já em uma estação semirrápida, o valor seria de R$ 89,10.
Uma taxa de ociosidade de R$ 1,00 por minuto será cobrada quando o veículo permanecer estacionado na estação de recarga após a bateria estar completamente carregada.
No entanto, há uma tolerância de 10 minutos para que o motorista desconecte o carro e libere o espaço. Após esse período, a taxa começa a ser aplicada. Essa medida tem o objetivo de incentivar a rotatividade nos eletropostos, garantindo que mais usuários possam utilizar as estações sem longas esperas.
Liderança na mobilidade elétrica
Desde 2015, a Celesc tem sido pioneira na criação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em Santa Catarina. Desenvolvido em parceria com a Fundação CERTI, o projeto "Eletropostos Celesc" parte de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e foi criado para fomentar o mercado de veículos elétricos e estabelecer um corredor elétrico sustentável no estado.
O uso das estações aumentou exponencialmente, passando de 3.064 recargas em 2021 para 20.206 em 2023, representando um crescimento de quase 560%. O consumo de energia também saltou de 29.648 kWh para 246.686 kWh no mesmo período, um aumento de 732%.
Nova fase e expansão
Com o início da cobrança, a Celesc entra em uma nova fase do projeto, visando a manutenção e expansão contínua da infraestrutura. O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou: "A introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento, reforçando o compromisso da Celesc com a inovação e o desenvolvimento sustentável, lembrando que a Celesc ofereceu o serviço gratuito por quase dez anos, contribuindo com o desenvolvimento do setor e a cultura do carro elétrico. A Celesc é pioneira no assunto”.
O gerente do projeto do Corredor Elétrico Catarinense, engenheiro Marco Gianesini, também destacou a importância da medida: "A tarifa é fundamental para garantir que a rede continue crescendo e oferecendo um serviço de qualidade, ampliando a mobilidade sustentável em Santa Catarina."