Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Ciram/Epagri diz que há 80% de chance de nevar no Planalto Norte nesta sexta-feira
“Previsão do tempo aponta cenário idêntico ao que registrou o fenômeno em julho de 2013 na região” Marilene de Lima - Meteorologista da Epagri Ciram
O órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina indica que a região tem 80% de chances de ver neve nesta sexta-feira (21). O alerta fica para a madrugada, horário em que o fenômeno deve começar e se estender, no máximo, até o começo da tarde.
No entanto, a meteorologista lembra que se trata de uma previsão, o que dá segurança para o acontecimento são as condições em que o clima está, combinação entre umidade e frio, portanto não é uma constatação que realmente irá ocorrer. Porém, chove na região desde o início da semana, segunda-feira (17), e a previsão é de queda drástica na temperatura entre hoje (20), e amanhã (21), a mínima deve se aproximar de 1 grau. “Em algum momento tem sim alta probabilidade de neve, não necessariamente o dia todo. Probabilidade maior no início da madrugada até começo da tarde de sexta-feira”, ressalta Marilene. De acordo com ela o que pode impedir a formação da neve é a vinda de uma massa de ar seco, mas isso não está previsto.
Confira agora algumas cidades da região com maior possibilidade de neve segundo a Epagri/Ciram:
- Campo Alegre
- São Bento do Sul
- Rio Negrinho
- Mafra
- Itaiópolis
- Canoinhas
- Três Barras
- Papanduva
- Porto União
Segundo ela “Tudo está acontecendo pra este modelo (neve), mas temos que acompanhar. Confiamos em modelos desconfiando, mas todos os indicativos apontam para isso”. Os modelos são cálculos matemáticos que estimam as probabilidades de ocorrer determinado fenômeno. Quanto mais próximo, mais certeiro ele é. No caso de neve, a previsão 48 horas antes já se aproxima substancialmente da realidade.