Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Combate à violência doméstica é uma das prioridades da Polícia Civil de Mafra
O delegado regional de Mafra, Alan Pinheiro de Paula, reforça que em 2020 uma das prioridades continua sendo o combate à violência contra a mulher. “Estamos com projeto de reestruturar a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). As instalações são antigas e não se adequam com a realidade atual” explica. Segundo o delegado, Mafra está entre os municípios catarinenses com maior índice de violência doméstica e por isso é necessário um espaço adequado para o atendimento das vítimas.
Outra frente de ação da Polícia está no combate à violência. Alan lembra que no final do ano passado o evento “Polícia Civil por Elas” buscou oferecer informações e ferramentas a todos que atuam de forma direta ou indireta no controle de prevenção da violência contra a mulher (área da saúde, educação, segurança pública, entre outros). O evento abrangeu não só Mafra, como Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo. “Trabalhamos com a prevenção para evitar a repressão. Cada real emprenhado na prevenção a gente economiza na repressão e melhora a qualidade de vida da nossa sociedade”, comenta.
O delegado lembra também que um canal importante de comunicação e informação para as mulheres é o Ligue 180, um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), que tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.