Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Comissão aprova por unanimidade relatório que pede impeachment contra Moisés e Daniela
Secretário de Administração, Jorge Tasca, saiu do processo após exoneração
A comissão especial formada na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) para analisar o pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva, a vice Daniela Reinehr, e o secretário de Administração, Jorge Eduardo Tasca votou e aprovou nesta terça-feira (15) o relatório que recomenda o afastamento dos acusados. A relatoria, realizada pelos deputados Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Jessé Lopes (PSL), foi aprovada por unanimidade e deve ser votada em plenário na próxima quinta-feira (17).
A leitura do documento, que durou quase quatro horas, deu aval para seguimento da cassação da dupla eleita em 2018. "O denunciante tem razão na sua representação, devendo a Casa autorizar a instalação do processo de impeachment pelos crimes de responsabilidade narrados na denúncia", leu Vampiro.
O relatório refutou as alegações das defesas de Moisés e de Daniela que apontavam para não participação deles na concessão da verba de equivalência e a legalidade do pagamento. O documento afirma que os dois estão aptos a serem considerados culpados por suposta omissão e comissão no processo de equivalência salarial.
A peça assume que há indícios de que Moisés cometeu crime de ordenar pagamento sem autorização e também que foi omisso ao saber que poderia haver irregularidade na equiparação e não suspender o ato. Já para Daniela há indícios de que houve omissão de sua parte quando assumiu o cargo de governadora, em janeiro de 2020.
O ex-secretário de Estado de Administração, Jorge Eduardo Tasca, foi retirado do processo. Nesta terça, os parlamentares analisaram e deram procedência a um pedido do advogado dele, que pede a retirada de seu nome após a exoneração do cargo. A denúncia fica esvaziada já que pedia sua saída do cargo.
Foto: Solon Soares/Agência AL