Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Como ser um jovem empreendedor de sucesso com Artur Leite Bastos Neto
O empreendedorismo tem se tornado o grande foco da juventude atual. Abrir o próprio negócio por oportunidade ou pela necessidade tem ganho um grande espaço em suas vidas. Para conversarmos um pouco mais sobre o assunto convidamos para o Diário entrevista desta edição o Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACI de Mafra, Artur Leite Bastos Neto. Confira!
Artur Leite Bastos Neto
Por Aline Cardoso
- O que você acha que está fazendo com que os jovens se interessem em abrir o próprio negócio?
São 2 fatores bastante distintos, que são vocação e necessidade, no cenário atual, vejo que a necessidade tem vindo como primeira motivação, pelo fato do desemprego, por restrições de convívio e em muitos casos até, por imaginarem ter uma certa sensação de segurança e estabilidade.
- Em sua visão o que é preciso eles terem em mente para que o empreendimento possa dar certo?
É importante saber que dependerá muito de sua dedicação, persistência e trabalho, dificilmente algo dará certo sem estes dois elementos principais. Mas outros pontos são necessários, como fazer um bom planejamento, manter um foco, criatividade. Você também terá que lidar com solução de problemas de forma rápida, e deverá estar preparado para isso. A busca por conhecimento deverá ser constante tanto na sua área técnica, como nas áreas administrativas, comercial, etc; e ainda, algo que não pode faltar é visão estratégica.
- É preciso ter um perfil para ser um bom empreendedor ou uma boa ideia e recursos bastam?
Não basta apenas ter uma boa ideia ou recursos, é preciso bem mais do que isso. É preciso estudar o seu mercado constantemente, estar preparado para realmente fazer gestão, disponibilizar muito tempo, manter-se atualizado, buscar inovar sempre, ser comunicativo para que o negócio encontre possibilidades de crescimento e vários outros pontos já mencionados anteriormente.
- O momento em que estamos vivendo você acredita que é uma oportunidade para novas ideias e novos negócios?
Sempre é o momento para novos negócios, o cenário de isolamento social está acelerando uma mudança de comportamento das empresas e consumidores, deu para ver como as pessoas estão mais dispostas a testarem novas soluções e modelos de negócio.
- Tem alguma dica para deixar aos jovens que estão pensando em arriscar em um novo empreendimento?
A primeira dica para abrir um negócio é fazer uma auto avaliação para saber se realmente você está disposto e preparado para se relacionar com esta nova condição de trabalho, claro que experiência e conhecimento vem em seguida, mas ter um foco claro e objetivo do que você quer é fundamental. Crie um plano de negócios para analisar a viabilidade deste novo empreendimento e arrisque!
- Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores?
Aproveito a oportunidade para deixar aqui o convite, para quem tem interesse em conhecer o Núcleo de Jovens Empreendedores de Mafra e todas as possibilidades de conhecimento e relacionamento que este grupo proporciona, que venha até a ACI de Mafra e se informe sobre como ingressar junto ao Núcleo.