Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Confira as propostas da candidata à Prefeitura de Mafra, Celina Dittrich
Data de Publicação: 4 de outubro de 2024 16:19:00
A educação é a base para o futuro da nossa sociedade. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais de Mafra? Como pretende investir na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e no suporte aos alunos?
No IDEB [2021] na rede pública Mafra atingiu a média de 6,5 nos anos iniciais ensino fundamental e 5,4 nos anos finais ensino fundamental. Precisamos melhorar estes índices. Para isso faremos a implementação continuada da escola em tempo integral, garantindo o acesso à educação de qualidade a todas as crianças.
Iremos criar um sistema educacional de gestão integrada; reavaliar o uso das apostilas; criar plataformas de aprendizagem online para língua portuguesa e matemática e criar o programa de “Reforço Escolar”. Iremos promover, igualmente, a melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas investindo em manutenção e revitalização.
Ampliaremos o atendimento da Educação Especial com propostas de políticas públicas inclusivas, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação dos profissionais da rede municipal de ensino; e temos a proposta de desenvolver um programa de Assistência Psicopedagógica nas escolas municipais, com diversas especialidades, que irá atender crianças com diversos diagnósticos.
A principal reivindicação dos professores é o pagamento do piso nacional e de forma linear. Seria irresponsabilidade da minha parte me comprometer com esta demanda sem verificar a capacidade de pagamento por parte do município. Por isso, iremos criar o Conselho Municipal de professores, com objetivo de garantir a continuidade dos direitos conquistados e a fiscalização do exercício da profissão, com projetos de planos de carreira e demais questões.
O desenvolvimento econômico local e a geração de empregos são essenciais para o bem-estar da população de Mafra. Quais são seus planos para atrair investimentos, apoiar o empreendedorismo e criar novas oportunidades de emprego em nossa cidade?
A população de Mafra e região sofre com um problema crônico de falta de oportunidades de emprego, baixa remuneração e rotatividade. Na nossa cidade o salário médio mensal dos trabalhadores formais [2022] é de 2,3 salários mínimos e o percentual da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo [2010] é de 30,2 %.
A geração de emprego, portanto, deve ser um desafio constante para a administração de Mafra. Para isso iremos estabelecer parcerias público- -privadas para oferecer qualificação profissional nas atividades cotidianas do campo de trabalho do município: agrícola, comercial e prestação de serviços em geral. Também faremos a implementação continuada da escola em tempo integral e estabelecer parcerias para oferecer, no período noturno, cursos profissionalizantes para jovens e adultos no CEM Beija-Flor, com atendimento de creche noturna aos filhos dos cursistas.
Outras ações são: incentivar o empreendedorismo, inclusive rural; aquecer o turismo e incentivar as práticas esportivas; estímulo à instalação de empresas de tecnologia e inovação na cidade, e apoio ao comércio local e incentivo à economia criativa.
Com o crescimento de nossa cidade, é fundamental um planejamento urbano eficaz e sustentável. Qual é sua visão para o planejamento e a expansão de Mafra? De que maneira pretende solucionar os desafios da mobilidade urbana, visto o crescimento no número de veículos e do trânsito intenso em regiões da cidade?
Nosso propósito é transformar Mafra em uma Cidade Inteligente e Sustentável. Para isso, buscamos revitalizar os espaços urbanos, com a requalificação de praças, parques e áreas de lazer, promovendo o convívio social, a prática de atividades físicas e a valorização da cultura local.
Entre as ações ainda estão: criar o Plano de Arborização Urbana, implementar o estacionamento rotativo, realizar obras de pavimentação em ruas e avenidas da cidade, aprimorar os serviços de limpeza e higienização dos logradouros, implantação de um sistema para monitorar o consumo de água, energia e resíduos; estimular a construção de edifícios sustentáveis.
Outro ponto importante é a integração de sistemas de transporte público inteligente, com informações em tempo real sobre horários, itinerários e condições de tráfego.
A saúde é um tema de extrema importância para os moradores de Mafra. Quais são suas principais propostas para enfrentar os desafios na área da saúde em nossa cidade, especialmente em relação à qualidade e acessibilidade dos serviços oferecidos nos postos de saúde e hospitais?
Proposta fundamental do nosso Plano de Governo é dar prioridade à saúde pública. Faremos a revisão e atualização do Plano de Cargos e Remunerações dos Servidores e aumentaremos o número de Agentes Municipais de Saúde e Endemias.
Vamos firmar convênios com o Hospital São Vicente de Paulo para diminuir a fila de exames da população e construir e reformar unidades básicas de saúde em áreas estratégicas. Pretendemos aumentar o Posto de Saúde da Vila Nova, implantando o serviço de pronto atendimento. Da mesma forma, a região da Vila Solidariedade, onde o posto de saúde funciona no prédio de uma escola municipal, o que representa a possibilidade de contágio para as crianças. Este posto também atende um número muito expressivo de pessoas. Nosso intento é construir uma nova policlínica naquela região.
Iremos fiscalizar e rediscutir o serviço de atendimento da UPA, pois há inúmeras queixas em relação a demora na prestação dos serviços. A demora nos atendimentos psicológicos e psiquiátricos é absurda, as filas levam mais de um ano, sendo que os índices de suicídio na cidade são muito elevados. Iremos então, criar uma equipe para fiscalização do sistema de saúde, para verificar o andamento dos processos.
Iremos implantar uma equipe de apoio ao diagnóstico de doenças graves: psicólogo, nutricionista e enfermeira, garantindo tratamentos adequados e informações frente o câncer dando apoio adequado aos pacientes; Vamos implementar o Programa de Saúde da Família Rural: com a formação de equipes multidisciplinares para atuar nas comunidades rurais, além da implantação da Telemedicina Rural.
A segurança pública é uma das maiores preocupações da população de Mafra. Qual é a sua estratégia para reduzir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança em nosso município? Quais ações específicas serão tomadas em parceria com as forças policiais e a comunidade?
A Segurança Pública é competência do Estado de Santa Catarina, entretanto, estaremos reivindicando quando necessário o aumento de viaturas e efetivo policial para propiciar maior segurança aos mafrenses. No âmbito municipal iremos fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Pública; elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública; instalar alarmes e câmeras de segurança monitoradas nas escolas e nos imóveis que compõem o patrimônio público; e restaurar e manter, de forma permanente, a iluminação pública.