Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Confira as propostas do candidato à Prefeitura de Mafra, Celso Strobel
Data de Publicação: 4 de outubro de 2024 16:03:00
A educação é a base para o futuro da nossa sociedade. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais de Mafra? Como pretende investir na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e no suporte aos alunos?
A transformação da sociedade, começa pela educação. Elevar o nível de ensino é nosso compromisso. Além de fornecermos, uniformes, material escolar, merenda escolar e transporte escolar de boa qualidade. Hoje nós temos em Mafra, uma escola municipal referência, que é o CEMMA, que detém a melhor nota na avaliação do IDEB – índice de Desempenho da Educação Básica.
O CEMMA está acima da média requerida, enquanto as demais escolas, encontram-se ainda abaixo desta média. Nosso objetivo é fazer com as demais escolas municipais, ou pelo menos parte delas, busquem esta performance do CEMMA. Iremos valorizar os professores através de constante atualização e treinamento, tão logo assumamos a Prefeitura, sentaremos para discutir de forma transparente a questão do piso salarial.
Iremos proporcionar boas condições de estrutura física/humana, para toda a rede municipal. Daremos uma atenção especial, a Escola Agrícola, visando dotá-la de melhores condições dada a nossa identificação com o agronegócio.
O desenvolvimento econômico local e a geração de empregos são essenciais para o bem-estar da população de Mafra. Quais são seus planos para atrair investimentos, apoiar o empreendedorismo e criar novas oportunidades de emprego em nossa cidade?
Precisamos criar programas de incentivos, através de leis municipais, visando a instalação de novas empresas, bem como estruturar em parceria com a Associação Empresarial de Mafra (ACIM) e buscar ações para estruturação de um ambiente com segurança jurídica para a instalação e regularização de empresas na cidade. Sendo do partido do Governador do Estado, vamos buscar apoio e incentivos para trazermos novas empresas para nossa cidade, em especial do setor do agronegócio, visando agregar maior valor a este segmento, que hoje representa mais de 60% do nosso movimento econômico.
Vamos agilizar o processo de instalação da internet 5G, bem como fazer gestão junto a SC-GAS, para que tenhamos o GAS, disponível em nossa cidade. Para disponibilizarmos mão de obra qualificada buscamos implantar no CEDUP – ensino profissionalizante de 2° grau, nos períodos matutino e vespertino.
Embora não seja de nossa competência, estaremos através de nossa representação política, estadual e federal, atuando no sentido de melhorar a condição de nossas rodovias de ligação, notadamente pelas BR-280 e BR-116.
Com o crescimento de nossa cidade, é fundamental um planejamento urbano eficaz e sustentável. Qual é a sua visão para o planejamento e a expansão de Mafra? De que maneira pretende solucionar os desafios da mobilidade urbana, visto o crescimento no número de veículos e do trânsito intenso em regiões da cidade?
Em 2020, quando participamos da eleição, foi assinado pelos participantes um termo de compromisso, para adesão ao Programa Masterplan, que não foi implementado pela atual gestão. É nosso propósito implementar, para orientar as ações em nosso município, não apenas na mobilidade, mas em todos as áreas, visando um desenvolvimento sustentável, ou seja, com renda, equilíbrio ambiental e social.
Vamos estruturar o Conselho de Trânsito, para que juntamente com os demais conselhos correlatos, como por exemplo o de Segurança – Conseg, executem e planejam as ações, de curto, médio e longo prazo, para o planejamento urbano. Vamos implantar também o Estacionamento Rotativo.
As questões urbanas e mobilidade terão que levar em consideração também a nossa cidade vizinha de Rio Negro, inclusive uma das alternativas que pode melhorar nossa ligação com esta cidade, seria adaptar e utilizar aquela ponte férrea no Jardim Paraiso, para trânsito de automóveis no sentido Rio Negro a Mafra.
A saúde é um tema de extrema importância para os moradores de Mafra. Quais são suas principais propostas para enfrentar os desafios na área da saúde em nossa cidade, especialmente em relação à qualidade e acessibilidade dos serviços oferecidos nos postos de saúde e hospitais?
A porta de entrada para o atendimento à saúde se dá nas Unidades Básicas de Saúde. Iremos dotar estas unidades de boas condições de estrutura física/humana/ medicamentos, para que atendimento chamado resolutivo seja maior e através de cuidados preventivos, tenhamos menos incidência de doenças. Eliminaremos a falta de remédios e o atraso na entrega de exames.
Temos também a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, em que se recorre em casos de urgência e emergência, que quando não solucionados, aí são direcionados ao atendimento hospitalar. Com relação a UPA, é competência da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a efetiva fiscalização do contrato, visto que a execução das atividades é feita por uma empresa terceirizada. Seremos muitos rigorosos no cumprimento do contrato de Gestão da UPA. Os casos de saúde não finalizados na UPA, necessitam de encaminhamento a rede hospitalar.
Atualmente em função da demanda e estrutura, temos carência de vagas para a internação dos nossos doentes. Ciente dessa realidade, o Governo do Estado, com a sensibilidade de nosso Governador Jorginho Mello, está investindo mais de 79 milhões, na construção de uma nova ala do Hospital, que será inaugurada no início de 2026, que vai dobrar a capacidade de atendimento e com isso, resolver a questão da falta de vagas para internação em Mafra.
A segurança pública é uma das maiores preocupações da população de Mafra. Qual é a sua estratégia para reduzir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança em nosso município? Quais ações específicas serão tomadas em parceria com as forças policiais e a comunidade?
Para melhorar a segurança, as prefeituras podem desenvolver ações para prevenir a violência, instalando, por exemplo, equipamentos públicos, como iluminação e o Sistema de Vídeo monitoramento, em parceria com a Polícia Militar.
Queremos incentivar e fortalecer programas da Polícia Militar de Santa Catarina, como o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. Esse programa sustenta-se em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha. Outro programa a ser incentivado é o PROERD, nas escolas do município. Buscamos elaborar projeto para emendas no orçamento da união e do estado para compra de veículos para a Polícia Militar para fazer rondas nas áreas rurais (Patrulha Rural).
Temos como compromisso a articulação junto ao Governo do Estado visando aumento do efetivo das Forças de Segurança Pública e a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser implementadas por uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. A partir de então, o município pode planejar, executar, fiscalizar e avaliar projetos focados na prevenção do crime e redução do sentimento de insegurança dos cidadãos.