Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Confira as propostas do candidato à Prefeitura de Mafra, Emerson Maas
Data de Publicação: 4 de outubro de 2024 15:21:00
A educação é a base para o futuro da nossa sociedade. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais de Mafra? Como pretende investir na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e no suporte aos alunos?
É bom lembrar que assumimos a gestão no meio de uma pandemia, e assim tivemos grandes desafios na condução das aulas e tivemos que nos reinventar. Reformamos a infraestrutura de muitas das nossas escolas, principalmente das áreas rurais e temos como compromisso um novo prédio para o colégio no São Lourenço. Um dos pontos altos com certeza foi o programa de kits escolares e uniformes, que será mantido, garantindo a igualdade de oportunidades.
Investiremos muito na capacitação de nossos professores, temos a proposta de ampliar as letras que ia somente até a “p” e queremos estender para até a letra “z”. Queremos também aumentar o índice de regência que hoje é 20% para 30%, o que já atinge o piso nacional, que os professores tanto reivindicam.
O desenvolvimento econômico local e a geração de empregos são essenciais para o bem- -estar da população de Mafra. Quais são seus planos para atrair investimentos, apoiar o empreendedorismo e criar novas oportunidades de emprego em nossa cidade?
Nosso foco é gerar mais empregos e fortalecer o empreendedorismo. Para melhorar a qualidade de vida, precisamos aumentar a arrecadação e conseguimos fazer isso apoiando os empreendedores. Continuaremos expandindo programas como o Centro de Empreendedorismo Osmar Werner, que hoje atende mais de mil microempreendedores por mês. Quando assumimos, tínhamos em torno de 1,5 mil MEIs em nossa cidade, atualmente, são mais de 3 mil cadastros ativos. Temos parcerias com instituições de crédito para garantir o Juro Zero para esses empreendedores.
Outra ação é o cadastramento dos microempreendedores que permite que pequenas reformas como da Capela e da Rodoviária sejam realizadas pelos MEIs de nossa cidade. Trabalhamos com o fortalecimento da agricultura familiar, sendo que 92% da merenda escolar de Mafra sai da nossa agricultura. O programa Jovens Empreendedores capacitará nossos jovens para o mercado, incentivando- -os a permanecerem na cidade.
Com o crescimento de nossa cidade, é fundamental um planejamento urbano eficaz e sustentável. Qual é sua visão para o planejamento e a expansão de Mafra? De que maneira pretende solucionar os desafios da mobilidade urbana, visto o crescimento no número de veículos e do trânsito intenso em regiões da cidade?
Planejamos uma expansão urbana sustentável. O primeiro passo foi a execução dos binários da Vila Nova e do Jardim América. Aumentaremos a pavimentação de ruas, com a meta de 15km por ano, somando nos próximos anos mais de 60km de ruas pavimentadas em nossa cidade. Criaremos ciclovias e implantaremos semáforos inteligentes para melhorar o fluxo de veículos. O masterplan será desenvolvido para orientar o crescimento ordenado.
Queremos colocar em prática o estacionamento rotativo já no próximo ano, para facilitar o fluxo e movimentar o comércio da cidade. Essas medidas visam otimizar o trânsito, melhorar a mobilidade urbana e criar mais oportunidades econômicas para a população. A saúde é um tema de extrema importância para os moradores de Mafra.
Quais são suas principais propostas para enfrentar os desafios na área da saúde em nossa cidade, especialmente em relação à qualidade e acessibilidade dos serviços oferecidos nos postos de saúde e hospitais?
Em nossos postos de saúde, conseguimos aumentar 10 o número de médicos para os atendimentos. Nas áreas rurais, tínhamos médicos disponíveis duas vezes na semana, hoje, temos médicos disponíveis a semana toda. A nossa policlínica não comporta mais o atendimento e temos a proposta de criar uma nova policlínica em novo espaço, para atender a todas as especialidades.
Nosso objetivo é ampliar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), oferecer suporte em saúde mental e aumentar o acesso a medicamentos na Farmácia Municipal também são prioridades. Investiremos também na expansão da Academia de Saúde com hidroterapia, com uma piscina aquecida, para proporcionar tratamentos mais acessíveis e eficientes para cada vez mais munícipes.
A segurança pública é uma das maiores preocupações da população de Mafra. Qual é a sua estratégia para reduzir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança em nosso município? Quais ações específicas serão tomadas em parceria com as forças policiais e a comunidade?
Importante ressaltar que a segurança pública é uma atribuição do estado, mas somos parceiros para gerar a sensação de segurança em todo município. Fortaleceremos a colaboração com as forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil e promoveremos campanhas de conscientização contra a violência, com foco em mulheres, crianças e idosos. Além disso, temos como meta adquirir um sistema de videomonitoramento para as entradas de todas as escolas da cidade, para que nossas crianças estejam mais assistidas.