Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Constelação familiar sistêmica: ferramenta terapêutica
Data de Publicação: 5 de maio de 2020 10:54:00
O que é?
A Constelação familiar foi criada por Bert Hellinger, psicoterapeuta e filosofo alemão.
Segundo ele, por amor, fidelidade e lealdade à família, quando um antepassado deixa situações por resolver, as gerações seguintes expressarão sentimentos e comportamentos fundamentados na situação antecedente. Eles estão “emaranhados”, por assim dizer, prisioneiros a eventos e fatos pelos quais não são responsáveis e nem sequer tem conhecimento. Essa é a herança afetiva transgeracional que acaba por criar sequencias de destinos trágicos. Ele observou que todos os sistemas são regidos por leis e estas leis precisam ser respeitadas para que a harmonia perdure no sistema.
A Fenomenologia: é um método e uma filosofia que tem como base a observação de fenômenos, neste caso, a imagem interna do cliente é representada externamente através dos representantes (bonecos) ou âncoras (objetos).
Para que servem as constelações familiares
Constelação Familiar Sistêmica com bonecos na água é uma ferramenta terapêutica com aplicabilidade em diferentes seguimentos das relações humanas. Devem, principalmente, ser compreendidas como sendo uma nova postura de vida, a ser incorporada na vida pessoal de cada um, que pretende ser mais feliz e pleno, liberta dos emaranhados e dificuldades limitadoras, serve para se ter mais harmonia em seus relacionamentos sentimentais, familiares e profissionais.
Temos nosso atendimento personalizado e direcionado, sendo cada paciente no seu momento e movimento. A sessão dura em média 2 horas e a consulta é somente individual e com bonecos na água.
Na constelação individual com bonecos, todo o organismo do cliente está em ressonância com os movimentos e recordações encontradas no Campo Morfogenético. Através dessa ressonância e da qualidade de suas imagens internas, o cliente fornecerá as informações corporais e emoções precisas que está sentindo para o terapeuta de Constelação.
Durante a sessão, o terapeuta ordenará o Sistema Familiar do cliente para que ocorra a harmonia, através das Leis Sistêmicas - Ordens do Amor: Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio. Isto efetivado através de movimentos que serão realizados com os bonecos pelo cliente, e também com a ajuda do Terapeuta.
Na sessão individual realizada com “bonecos”, esses servirão de representantes dos familiares do cliente, onde o cliente participa mais ativamente do processo, pois entra no lugar dos seus próprios familiares, percebendo cada situação.
Descobri a partir das constelações o que ocasionava seus problemas emocionais e doenças auto imunes, hoje como consteladora familiar tenho ajudado muitas pessoas nas seguintes áreas:
- Melhoras Relação entre pais e filhos;
- Melhora na parte financeira;
- Melhora relacionamentos problemáticos;
- Libertação dos problemas familiares;
- Tomadas de decisões;
-Planejamentos e projetos;
- Superação de conflitos internos e externos;
- O encontro com êxito profissional;
- O encontro com a saúde.
Situações nos quais as constelações podem ajudar para encontrar soluções:
- Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos;
- Quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família;
- Quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidas;
- Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
- No caso de bullying, doenças frequentes;
- Encontrar soluções para questões empresariais
O trabalho das constelações familiares, segundo Bert Hellinger, são terapias breves, orientadas para a solução. De forma rápida e precisa, traz à luz as dinâmicas que vinculam o cliente de uma maneira disfuncional ao seu sistema de referência.
Autora
Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.