Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Contribuição da UnC no combate ao Coronavirus
Data de Publicação: 5 de maio de 2020 10:08:00
Ampliar a proteção das equipes de saúde que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Coronavírus é o principal objetivo dos treinamentos e das ações realizadas na Universidade do Contestado nos seis Campi de atuação.
A excelência da UnC na área da saúde, por meio da Escola de Medicina, e dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, tem contribuído de maneira ímpar no combate ao coronavírus. A estrutura e os equipamentos disponíveis na Clínica de Habilidades Médicas, Laboratórios de Especialidades e Laboratórios de Enfermagem, por meio dos manequins de média e alta fidelidade e da mesa interativa 3D, são referência para treinamentos e capacitações das equipes de saúde de toda a região.
O coordenador do curso de Medicina da UnC Dr. Vagner Marcolin Trautwein, juntamente com médicos e profissionais de saúde, realizou capacitações para melhoria no atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. As capacitações ocorreram durante os meses de março e abril nos municípios de Três Barras, Canoinhas e São Mateus do Sul. “Neste momento de pandemia, todos precisam dar a sua contribuição e, desta forma, a UnC através do Curso de Medicina treinou os médicos da rede pública com os nossos materiais e equipamentos, permitindo a socialização de conhecimento”, destaca o Dr. Vagner.
Treinamento de Intubação e Ventilação Mecânica
A Escola de Medicina UnC em parceria com o Curso de Enfermagem sediou o "Treinamento Intubação Orotraqueal e EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e Ventilação Mecânica Básica" com o objetivo de capacitar médicos, tanto os já atuantes como os não atuantes em Pronto Atendimento, em procedimentos emergenciais para garantir as vias áreas dos pacientes portadores de COVID-19, como intubação orotraqueal, traqueostomia de emergência, ventilação mecânica, além de colocação/retirada segura de EPI's. Ao todo, 20 médicos que atuam na Secretaria de Saúde e UPA de Mafra, além de médicos do pronto atendimento de Rio Negro e Papanduva participaram desta capacitação.
Treinamento com manequins de simulação
Os médicos Cláudio Peralta, Amilton Perotti e Fernando Luiz de Melo Bernardi, testaram o uso de equipamentos para proteção de equipes durante o atendimento a pacientes com COVID-19 em manequins de alta qualidade que simulam um atendimento real, disponíveis no Laboratório de Enfermagem da UnC. “Só a UnC dispõe desse equipamento na cidade e, já fomos duas vezes no Laboratório de Enfermagem para testar esses novos equipamentos para proteção da equipe durante a intubação orotraqueal”, afirma o doutor Fernando Luiz de Melo Bernardi, cardiologista.