Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Contribuinte mafrense pode doar parte do IR para fundos do idoso e da criança e adolescente
Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2022 17:01:00 Destinar o Imposto de Renda é um ato de cidadania para com os idosos, crianças e adolescentes do município
Está chegando a hora do cidadão prestar suas contas com a Receita Federal. E todo ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação lembra que é possível doar parte do Imposto de Renda para fundos que atendem crianças, adolescentes e idosos. Essa contribuição voluntária auxilia projetos que buscam o desenvolvimento humano e melhoria na qualidade de vida desses grupos.
Como doar
Ao preencher os dados, o contribuinte que deseja destinar parte do imposto deve optar pela declaração completa (não é possível fazer pela versão simplificada) para deduzir no valor a pagar, sendo que as doações são feitas diretamente pelo sistema da Receita Federal. Vale destacar que é permitida a destinação de até 6% do imposto devido, dividido entre 3% para fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 3% para fundos ligados ao Conselho do Idoso.
No preenchimento da declaração, o contribuinte deverá clicar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e escolher para qual fundo deseja doar e em qual esfera de atuação ele deseja que o valor seja repassado — federal, estadual ou municipal. Para quem desejar beneficiar os grupos de Mafra, deve escolher a opção municipal. A secretária da pasta, Danielle Kondlastch explica que a partir deste ano pode ser feita a destinação também para o Fundo Municipal do Idoso, pois até o ano passado era somente para o FIA (Fundo para Infância e Adolescência).
Não é possível escolher uma instituição específica para receber o valor, somente a causa. Depois, deve informar o valor a ser doado e gerar o Documento de Arrecadação da Receita Federal (Darf) e realizar o pagamento.
Veja onde Mafra já utilizou recursos dessas contribuições:
- Qualificação profissional: Operador de supermercado. Alunos da Escola Monteiro Lobato;
- Informática educativa: Alunos da Escola Monteiro Lobato;
- Acampamento MORIAH: palestras na área da saúde. Alunos da rede municipal e estadual de ensino;
- Projetos de Reforço Escolar;
- Projeto de capacitação para jovens autistas em parceria com a APAE;
- Projeto musicalização e canto: Associação Comunitária Vilanovense.