Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Covid-19: estudo italiano identifica o vírus em partículas de poluição no ar
Data de Publicação: 27 de abril de 2020 16:43:00
Poluição do ar na Itália.
Estudo realizado por cientistas da Universidade de Bolonha, na Itália, detectou o novo coronavírus em partículas de poluição do ar. Agora, eles investigam se isso pode permitir que o covid-19 seja transportado por longas distâncias e aumentar o número de pessoas infectadas.
O jornal The Guardian divulgou com exclusividade a pesquisa. Mas, os italianos ainda não identificaram se o vírus permanece funcional em partículas poluentes, nem se tem quantidade suficiente para contaminar as pessoas.
Os pesquisadores coletaram amostras do ar em locais públicos da cidade de Bergamo. A coleta foi dividida entre zonas urbanas e industriais. Eles identificaram um gene altamente específico da covid-19 em várias amostras diferentes. E o resultado foi confirmado em testes cegos feitos por um laboratório independente.
Leonardo Setti, que liderou a pesquisa em Bolonha, disse que era importante investigar se o vírus poderia ser transmitido em longa escala através do ar. "Se soubermos, podemos encontrar uma solução. Mas se não soubermos, só podemos sofrer as consequências", disse Setti.