Português (Brasil)

Dia do Diagramador e Revisor

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Carla Taíssa

Nesta sábado, 28 de março, foi comemorado o dia do Diagramador e do Revisor. Esses profissionais desempenham funções diferentes, mas que se completam e são essenciais para a publicação de um material de comunicação. O diagramador desempenha uma função relacionada diretamente à arte do texto. Ele organiza as imagens, legendas, títulos e texto deixando o conteúdo harmônico e criativo. Já o revisor é o especialista na gramática. É ele que corrige os erros e as discordâncias, atuando como o fiscal da língua.

Existem muitos profissionais apaixonados pelo que fazem. São Profissionais como Denise Fátima de Lima, que é a responsável pela diagramação e revisão das edições do Diário de Riomafra. Saiba mais sobre os bastidores da nossa redação e sobre a carreira da nossa colaboradora:

 

- Há quanto tempo você trabalha com diagramação e revisão? Como começou a sua carreira?

Eu comecei a trabalhar na área de comunicação como estagiária, aos 18 anos, em 2006, em um jornal aqui do município. Eu sempre amei a língua portuguesa, o que facilitou e muito para que eu começasse a pegar gosto pela comunicação escrita. Então para mim, revisar textos é algo que faço sem nenhum esforço, pelo contrário, é um exercício, onde cada dia consigo aprender um pouco mais. Minha trajetória começou na época da faculdade, sou formada em Processos Gerenciais, carreira a qual permite você poder atuar em áreas e atividades diversificadas, o que contribuiu para que eu pudesse ter conhecimento para trabalhar em todas as etapas que envolvem toda a produção de conteúdo de um jornal, passando por desde a coleta de informações, planejamento, a venda de anúncios, escrita, edição, diagramação, correção de artes, revisão de textos, fotografia, impressão, distribuição, até mesmo a parte administrativa, comercial e financeira.

- Como começou seu interesse pela área?

Meu interesse em trabalhar com a informação iniciou cedo, aos 16 anos. Eu já havia trabalho em uma gráfica, então decidi iniciar um curso de Editoração Eletrônica para adquirir mais conhecimentos nesse ramo de produção gráfica. Naquela época, não havia muita tecnologia como nos dias atuais, nem os recursos de hoje (nem computador eu tinha), mas mesmo assim, eu me interessei muito em aprender, pois eu já sabia que essa seria a área em que eu queria trabalhar. Depois de muito tempo desenvolvendo outras atividades dentro do jornal, resolvi encarar também a diagramação e aos poucos fui aprendendo na prática.

- O que você acha mais interessante no seu trabalho? O que é mais desafiador?

O que mais me encanta na diagramação é a possibilidade que você tem de exercer a sua criatividade, com as suas características. É algo prazeroso você poder criar, se inspirar e saber que está transmitindo um pouco do seu talento aliado à informação que você precisa repassar ao leitor.

Acredito que a parte mais desafiadora é a responsabilidade de como você vai fazer essa transmissão da linguagem visual ao receptor. É saber que todos os dias diversas pessoas estarão lendo o jornal em sua casa, em seu trabalho, e que você precisa entregar à elas um conteúdo material gráfico claro e eficiente, que seja prazeroso de ler, com layout dinâmico; pois temos diferentes tipos de leitores, e queremos que todos estejam recebendo o melhor serviço possível.  

-Você tem algum sonho a realizar ou planos dentro da sua área de trabalho?

Sim, vários planos, dentre eles o principal é me especializar em marketing turístico, ramo no qual me identifico muito.

O que você diria para quem também quer trabalhar na área ou tem interesse pela diagramação?

O profissional que deseja trabalhar com diagramação precisa saber que essa é uma área com muitos detalhes. Além de talento, o trabalho exige bastante atenção e organização.

Essa área possibilita muitas oportunidades, principalmente no mercado digital que cada dia cresce mais, e está em busca de novas pessoas criativas e inovadoras.

Compartilhe este conteúdo: