Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Dia Nacional dos Quadrinhos: uma paixão que atravessa gerações
Por Carla Taíssa
O Dia Nacional dos Quadrinhos é celebrado anualmente em 30 de janeiro, em homenagem a data em que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini, em 1869.
Também conhecidas como HQ's, as histórias em quadrinhos são umas das grandes responsáveis por apresentar as crianças e jovens ao mundo da literatura. E essa paixão dura até a idade adulta em fãs como o militar mafrense Wesley Araújo Batista de Lima, de 23 anos, que conta ao Diário de Riomafra sobre a importância dos quadrinhos na sua vida:
1 - Há quanto tempo você lê e acompanha HQs? Como começou essa paixão?
Carrego essa paixão desde minha infância, fui uma criança cheia de imaginação e acompanhava desenhos na TV. Aos 8 anos, mais ou menos, li minha primeira revista, era da Turma da Mônica, a partir daí minha paixão por HQ's ficou maior.
2 - Qual sua HQ favorita? Por quê?
Super Powers n°28 Batman vs Deathstroke, tenho um apego por ele pois é um HQ um pouco raro, achei um exemplar em perfeitas condições, ele retrata uma batalha épica e é bem legal de ler.
3 - Qual seu personagem favorito?
Gosto de muitos deles, mas o preferido mesmo acredito que seja o Doctor Strange do universo Marvel. Ele é muito poderoso, pode manipular energia e matéria, é o guardião da magia, tem poderes de telecinesia e telepatia, ver o passado e presente, manipula o tempo e muito mais, para poder falar tudo que ele pode fazer leva muito tempo.
4 - Você coleciona quadrinhos? Quais?
Sim. Não tenho muitos exemplares, tenho alguns do universo DC, o primeiro que comprei foi o "Super Homem, A morte de Clark Kent". O HQ que mais tenho apego é o "Super Powers n°28 Batman vs Deathstroke. Tenho da Marvel também alguns do Homem de Ferro, Homem Formiga, Capitão América.
5 - Nesta quinta-feira (30) é o dia Nacional da HQ, qual autor brasileiro você acompanha?
Cresci lendo Maurício de Sousa com a Turma da Mônica e também Ziraldo. Hoje eu gosto muito do trabalho do Danilo Beyruth e acompanho alguns inclusive ele já desenhou para Marvel.
6 - É comum os quadrinhos mais famosos serem do exterior, embora o Brasil tenha autores consagrados. Como você vê a produção nacional de quadrinhos e você acha que no futuro poderemos ter mais espaço para HQs nacionais?
Espero que tenhamos mais espaço, muitos amigos meus são fãs, embora na maioria das vezes fãs dos universos DC e Marvel. Mas temos muito potencial pra ganhar espaço e espero que num futuro próximo muitos brasileiros tenham sucesso com os HQ's.
7 - Existem muitos eventos desse universo de HQs tanto no Brasil quanto no exterior, quando eles você gostaria de visitar? Por quê?
Com toda certeza qualquer fã como eu gostaria de conhecer a Comic Com, em San Diego, e temos uma versão no Brasil também Comic Con Experience que eu pretendo ir em breve.
8- Muitos personagens e enredos acabam influenciando positivamente a vida dos fãs. Tem algum quadrinho ou personagem que tenha marcado sua história?
O Doctor Strange, pois ele perdeu tudo que tinha pra descobrir quem ele realmente é, às vezes precisamos sofrer muito pra voltar ainda mais fortes, mais humildes. Ele é um exemplo de perseverança.
9- Muitos quadrinhos têm adaptações para cinema ou televisão, você também acompanha filmes e séries? Quais?
Claro, eu assisti toda a série da Marvel, sou apaixonado por ela, ri, torci e "alerta de spoiler" sofri muito com a morte do Homem de Ferro no final.
10- Deixe uma mensagem para os leitores do jornal.
Espero que tenham gostado de terem conhecido um pouco mais sobre a minha pequena experiência com os HQ's, quem tem interesse em conhecer mais sobre os universos e histórias ou que queiram algumas dicas de leitura me procurem, ficarei muito feliz de trocar experiências. Agradeço por ter tido a oportunidade de compartilhar um pouco dessa paixão e feliz dia nacional do HQ a todos.
E você? Vai comemorar o Dia Nacional dos Quadrinhos lendo qual HQ? Conte para nós qual sua favorita! Responda em nossas redes sociais @diarioderiomafra