Português (Brasil)

Enem 2020: veja como ajudar seu filho na escolha da faculdade

Enem 2020: veja como ajudar seu filho na escolha da faculdade

Compartilhe este conteúdo:

As férias estão acabando e para muitos jovens é o momento de ingressar na fase decisiva de vestibulares e escolha de profissões. Principalmente com o resultado do Enem em mãos. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, a psicóloga e professora Príncela Santana da Cruz - CRP: 08/22273 (PR) 12/18930 (SC) - explica que uma boa saída pode ser encontrar ajuda através da orientação profissional e do autoconhecimento.

 

 

1 - Alguns jovens se sentem completamente perdidos em relação a qual carreira seguir. Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é um trabalho voltado ao autoconhecimento para que este jovem possa identificar quais são suas aptidões, seus interesses e seus valores. Também é importante que este jovem conheça outros aspectos relacionados a sua personalidade. A partir desse trabalho de autoconhecimento, este jovem poderá identificar profissões que lhe sejam mais indicadas para um futuro desempenho brilhante. 

2 - Os pais exercem uma grande influência na escolha da profissão dos filhos. Até que ponto essa influência é saudável?

Adquirirmos conhecimento e experiência com nossos pais, é saudável quando de forma adequada os pais orientam os filhos em relação às profissões e o mercado de trabalho, porém essa influência deixa de ser saudável quando os desejos dos filhos não são levados em consideração. É importante que o jovem tenha abertura para expressar seus pensamentos e seus desejos pois a profissão será futuramente desempenhada por ele e não pelos seus pais.

3 - Dinheiro, vocação ou concorrência? Qual deve ter o maior peso na escolha da carreira?

Primeiramente é importante identificar profissões que tenham relação à vocação dos jovens, a partir daí, esse jovem ao pesquisar também o mercado de trabalho, poderá melhor avaliar se a profissão escolhida irá atender as suas necessidades em relação a outros aspectos dependendo da região que este jovem reside. Se é uma profissão que na região ao qual este jovem se encontra no momento não há oportunidades, este deve pensar em formas estratégicas de criar essas oportunidades sendo um empreendedor dentro da profissão escolhida ou se será necessário se mudar a outra região. Ao ter conhecimento, o jovem passa a ter também possibilidade de escolhas.

4 – E quando o jovem não tem condições financeiras de sair da cidade onde mora, porém nas faculdades locais não tem o curso que ele deseja, qual a melhor forma de escolha de carreira nesta situação?

Este jovem pode pensar estrategicamente como ele poderá alcançar seu objetivo que é sair de sua cidade para cursar o que ele deseja, é um planejamento que irá exigir uma forma estratégica de ação a começar pelas oportunidades que ele poderá aproveitar no momento que o levará até onde ele deseja estar. A vantagem disso é que ao trilhar a sua caminhada rumo aos seus objetivos, este jovem vai adquirindo conhecimento e experiencia o que irá agregar depois no exercício da sua profissão escolhida.

5 - Orientação profissional. Qual é a importância e qual é a melhor hora para procurar esse serviço?

A orientação profissional é importante para o autoconhecimento da pessoa que passa por este processo e também para o conhecimento das profissões bem como do mercado de trabalho. A orientação profissional pode ser trabalhada por meio de projetos nas escolas com crianças (quando se trabalha com elas as profissões), com jovens e com demais pessoas em caso de Reorientação Profissional. A orientação profissional é muito procurada pelos jovens que estão no Ensino Médio e também pelos egressos dos cursos universitários quando ainda não estão certos em relação ao curso escolhido. A melhor hora para procurar este serviço é quando o jovem sente a necessidade de obter ajuda profissional e quando está disposto a passar pelo processo clínico de Orientação Profissional.

6 – E para quem já é universitário, porém está insatisfeito com seu curso atual. Qual o melhor conselho para quem está nesta situação?

Se o universitário está insatisfeito com seu curso atual ele poderá solicitar uma orientação profissional e avaliar suas escolhas ao mesmo tempo que inicia um processo de autoconhecimento. Dessa forma ele conseguirá identificar o curso ou cursos que mais o irão satisfazer.

7 - Profissões que têm boa aceitação no mercado hoje, podem estar saturadas amanhã. Qual é a dica de ouro para quem está entrando no mercado de trabalho?

Independentemente da profissão escolhida, os profissionais precisam ser criativos e empreendedores também. Para ser empreendedor, neste sentido, não há necessidade de ser proprietário de uma empresa ou negócio, mas sim inovar suas práticas profissionais, desenvolver diferenciais, acompanhar tendências e novidades no mercado de trabalho, se atualizar constantemente, ousar fazer diferente também; isso o manterá no mercado de trabalho e garantirá o seu sucesso.

8 – Qual dica final você gostaria de deixar para os jovens que estão lendo esta entrevista?

Se conhecer! Quanto mais nos conhecemos, mais identificamos nossos pontos fortes e o que precisamos melhorar e desenvolver. Tudo começa com a gente mesmo, para oferecer a minha melhor performance no exercício da minha profissão eu preciso me conhecer, isso leva ao autodesenvolvimento constante.

Compartilhe este conteúdo: