Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Evento em Rio Negro vai oficializar o status de “Cidade mais luxemburguesa do Paraná”
Data de Publicação: 8 de novembro de 2024 15:19:00
No próximo dia 15 de novembro, data do aniversário do município de Rio Negro, às 15h no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, será realizada a cerimônia de promulgação da Lei nº 3.397/2024 que foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e depois sancionada pelo prefeito James Karson Valério.
A lei institui o dia 23 de junho como o Dia Municipal de Luxemburgo no Município de Rio Negro com o objetivo de homenagear os imigrantes luxemburgueses que participaram da fundação do município e contribuíram para o seu desenvolvimento.
A data passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, incentivando a participação de escolas, associações culturais e a comunidade em geral nas comemorações. O Poder Executivo poderá promover atividades comemorativas e educativas que ressaltem a importância da imigração luxemburguesa para a história e cultura de Rio Negro, bem como a influência dos descendentes de luxemburgueses na formação da identidade do município.
Tais atividades reforçarão a identificação de Rio Negro como a “Cidade mais luxemburguesa do Estado do Paraná”. A solenidade do dia 15 de novembro vai oficializar esse importante status.
Nos últimos anos diversos cidadãos rio-negrenses resgataram sua cidadania luxemburguesa, fortalecendo ainda mais os laços culturais, históricos e comerciais entre Rio Negro e Luxemburgo.
No mesmo dia 15, após o ato solene no Cine-Teatro, a Associação dos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX) inaugurará um espaço nas dependências do Restaurante CoffeeMe Café e Bistrô, localizado no Centro de Rio Negro. Através de uma parceria da associação com o estabelecimento, o público terá à disposição diversas opções da culinária de Luxemburgo.