Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Governo do Estado inicia distribuição das primeiras doses de vacina contra a gripe
Data de Publicação: 27 de março de 2025 14:45:00
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina iniciou nesta quarta-feira, 26, a distribuição das vacinas contra a gripe. O objetivo é que todos os municípios recebam as doses disponíveis para a campanha de vacinação, que inicia no dia 7 de abril.
Segundo a Secretaria, o Estado recebeu na última segunda-feira, 24, a primeira remessa com 224 mil doses do imunizante.
A vacina contra a influenza de 2025 conterá as seguintes cepas do vírus H1N1, H3N2 e B. Neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano.
Para os grupos especiais, como trabalhadores da saúde, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente entre outros, a vacina será aplicada através da estratégia de campanha, a serem definidas nos próximos dias.
Atualização 28/03/2025:
As estratégias da campanha foram discutidas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta quinta-feira, 27, durante o Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Blumenau.
A campanha de vacinação contra a gripe iniciará para a população dos grupos prioritários, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.
Os grupos prioritários a serem vacinados são:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde;
* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
* Trabalhadores Portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.