Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
HSVP realiza medidas para o enfrentamento ao COVID-19
Data de Publicação: 15 de abril de 2020 10:41:00
O Hospital Regional São Vicente de Paulo está em constante movimentação e preparação, tomando todas as medidas necessárias, para atender a comunidade de Mafra e do Planalto Norte, em relação à atual pandemia do Corona Vírus.
Desde o dia 16 de março foi criado um Comitê Multidisciplinar Interno de Enfrentamento ao COVID 19, sob a Coordenação de seu Diretor Técnico Dr. Michael R. Lang, e composto por mais de 20 profissionais do Hospital e dos serviços terceirizados, que se reúnem diariamente das 08hs até 10hs para análise da situação, atualização e adoção das normas e orientações técnicas emanadas do Ministério da Saúde, Governo de SC, Secretaria Municipal e Estadual da Saúde e outros órgãos normatizadores das ações de Saúde, visando a proteção e segurança dos pacientes e dos profissionais do Hospital. São feitos estudos e aquisições dos insumos necessários, bem como a realização de inúmeros treinamentos aos médicos, equipe de enfermagem e atendimento.
O HSVP é um Hospital moderno, com grande parte de seus serviços informatizados, ao mesmo tempo humano e acolhedor. “Atualmente contamos com 104 leitos, sendo 20 destes de UTI, com Instalações e Equipamentos modernos, dentre eles 36 respiradores, sendo 5 respiradores anestésicos localizados no centro cirúrgico” afirma Dr. Michael. “E possui ainda mais 14 leitos de UTI que está à disposição do Governo do Estado de Santa Catarina, aguardando habilitação do Ministério da Saúde para funcionamento imediato” complementa Dário Clair Stakzuk, administrador do hospital.
Outras medidas de segurança tomadas durante este período foram a suspensão das consultas, procedimento e exames eletivos, mantendo apenas o atendimento de pacientes de hemodiálise e oncológicos. E também a suspensão das visitas aos pacientes internados, a fim de diminuir o fluxo e a aglomeração de pessoas nas dependências do hospital.
Em relação ao atendimento na área de emergência, foi organizado o fluxo desde o primeiro atendimento aos casos suspeitos, tratamento, até o momento da alta deste paciente. O funcionamento segue hoje, a seguinte ordem: Já na recepção é feita a primeira análise do estado de saúde do paciente, realizada por um profissional adequadamente preparado e munido dos EPIs necessários para assegurar também a sua segurança. Caso este paciente apresente algum dos sintomas do COVID-19 ele é encaminhado imediatamente para a sala de isolamento possibilitando a continuidade no atendimento. Caso o paciente não apresente sintomas, este, é encaminhado para a sala de triagem para aguardar sua consulta, normalmente. Assim, o fluxo é organizado para que não haja contato entre os pacientes e ambos sejam atendidos da forma mais ágil possível. A unidade de Emergência é localizada anexa ao HSVP e atualmente registra um atendimento de aproximadamente 20 pessoas por dia.
Além destas, muitas outras medidas e adequações são feitas diariamente. O HSVP conta com 440 colaboradores e um Corpo Clínico de mais de 120 médicos de diversas especialidades. TODOS À SERVIÇO DA VIDA.
Comitê Multidisciplinar Interno de Enfrentamento ao COVID 19 reúne-se diariamente
Mais 14 leitos de UTI preparados, aguardando homologação para inicio imediato
Unidade de Emergência preparada para receber os pacientes