Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
IBGE realiza pesquisa de orçamentos familiares em Rio Negro
Data de Publicação: 17 de dezembro de 2024 09:31:00
O IBGE iniciou mais uma edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Trata-se da 7ª edição desta pesquisa, que teve início em 1974 com o nome Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) e é a mais abrangente investigação sobre a relação entre orçamento e o consumo das famílias.
As entrevistas podem ser realizadas em qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana e feriados. Os entrevistadores do IBGE podem ser identificados com colete azul com o logotipo do IBGE, crachá, carro oficial identificado e tablet azul para realizar a coleta das informações.
Em Rio Negro participam das pesquisas os profissionais: Andressa, Angelica, Luciana, Gustavo, Potyra, Rafael e Sabrina. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3595-4406.
Entre os temas investigados na POF, destacam-se a composição do orçamento doméstico, condições de vida familiar, estrutura das despesas familiares e individuais, perfil nutricional, acesso a serviços financeiros e percepções subjetivas sobre a qualidade de vida.
São pesquisadas também as despesas com alimentação dentro e fora de casa, com educação, com passagens de ônibus e combustíveis, plataformas de streamings, serviços de saúde e medicamentos, pets, etc. Na edição deste ano também será investigada, de forma inédita, os gastos com jogos e apostas, como as BETs. Além disso, no último trimestre da pesquisa teremos, no Paraná, um módulo específico da pesquisa que abordará, também de forma inédita, o uso que as pessoas fazem do seu tempo.
A POF tem duração de 12 meses, começando em novembro de 2024 e se estendendo até o final de outubro de 2025. Cada um dos domicílios selecionados para a pesquisa será visitado pelo entrevistador do IBGE por um período de nove dias. A duração da pesquisa tem o objetivo de captar as variações sazonais de gastos familiares, tanto as de variações semanais dentro dos meses como as variações mensais ao longo do ano.
Além de possibilitar o conhecimento, de forma profunda do perfil de consumo das famílias brasileiras, a POF também atualiza a estrutura de ponderação utilizada para o Sistema Nacional de Índice de Preços, especialmente os indicadores oficiais de inflação (INPC e IPCA). A partir dos resultados do POF, o IBGE estabelece os pesos que mercadorias e serviços têm, em média, no consumo das famílias para, então, ponderá-los no cálculo da inflação.
Atualmente o cálculo dos índices oficiais de inflação do país utiliza os dados de consumo familiar da última edição da POF (2017/2018) e o país passou por importantes transformações no consumo e uma pandemia nesse período. Essas mudanças precisam ser conhecidas para refletir melhor nos cálculos da inflação (que impactam diretamente na vida da população) e no planejamento de políticas públicas.
A autenticidade do entrevistador do IBGE poderá ser feita no site: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador ou pelo número 0800 721 8181.
Outras informações sobre a pesquisa pode ser encontradas na página: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html