Português (Brasil)

Mafra faz ação educativa em bairros para evitar disseminação de escorpiões

Mafra faz ação educativa em bairros para evitar disseminação de escorpiões

Data de Publicação: 11 de dezembro de 2024 13:46:00

Compartilhe este conteúdo:

Após capturas de escorpiões nas áreas urbanas e rurais de Mafra, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou nesta quarta-feira, 11, ações educativas e orientativas sobre prevenção aos acidentes com escorpiões aos moradores da Vila Ivete e Vista Alegre.

Swrvidores da vigilância epidemiológica, agentes de endemias e agentes comunitárias da saúde fizeram parte das ações; A área de atuação foi escolhida devido à maior incidência e avistamento do animal nos dois bairros, entretanto, a infestação já está presente por todo o município. 

Orientação

As equipes foram de casa em casa/estabelecimento comercial, passando orientações e deixando um folder com diversas instruções, como: principais sintomas da picada; o que fazer quando encontrar um escorpião; onde pode ser encontrado; entre outras. “É importante tomar muito cuidado ao encontrar um escorpião. Não pode colocar a mão e nem pisar. Ele é um animal peçonhento. Em caso de captura (pegar com pá ou pinça), o animal deve ser acondicionado em um vidro ou pote com tampa e encaminhado à Vigilância Epidemiológica (anexa ao ESF Central (Marechal Floriano Peixoto s.n., esquina com a Rua São João Maria)”, orientaram as equipes.

Para evitar ser picado

Observar os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los; observar sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los; ter cautela ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos. E ainda, eliminar as baratas, que são o principal alimento do escorpião; vedar ralos de chão, tanques e pias; vedar fossas e tubulações de esgoto e águas residuárias; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; manter quintal, jardim e arredores da residência sempre limpos e livres de entulhos de lixo; eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Caso seja picado, procurar uma unidade de saúde ou a UPA 24 horas (Av. Coronel Severiano Maia esquina com a Rua Germano Evers – Jardim América).

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância em Saúde que fica na Rua Gabriel Dequesch, 212. Atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Telefone: 99233-0307.

Compartilhe este conteúdo: