Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Mafra inicia ações para criação dos comitês escolares que farão parte do Plano de Contingência Municipal para a Educação
Reinício das aulas só acontecerá quando autoridades sanitárias considerarem o momento como de total segurança
Para tratar da retomada das aulas após a pandemia, a Secretaria de Educação de Mafra reuniu na última quinta-feira, dia 10, os gestores das escolas da rede municipal de ensino. A titular da pasta da educação, Estela Maris Bergamini Machado, assegurou que as aulas retornarão à sua normalidade “somente e tão somente quando o Estado e a Secretaria de Saúde confirmarem que as condições sanitárias em Santa Catarina, em relação à COVID-19 permitam uma volta com segurança para todos”.
Na reunião com os gestores foram repassadas as ações estaduais e regionais para nortearem o trabalho com as diretrizes de retomada das aulas. Nesse sentido, foram detalhadas as diretrizes sanitárias que envolverão as questões do transporte escolar, da alimentação escolar, as diretrizes pedagógicas e da gestão de pessoas.
Também foi debatida a criação das comissões escolares, onde cada escola vai elaborar seus próprios protocolos, com base no Plano de Contingência Municipal, no que couber a cada estabelecimento, ajustando às suas especificidades. Esses protocolos serão posteriormente submetidos à análise e validação do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19.
Retorno seguro
A secretária falou da apresentação do Plano de Contingência Estadual para a Educação - Plancon, apresentado aos catarinenses na última quarta-feira, dia 9 de setembro. Representado por mais de 15 instituições, o plano apresenta várias diretrizes de trabalho para garantir uma volta às aulas presenciais com total segurança. “Com base nesse plano estadual iniciamos a fase de preparação e formação para a criação do Plancon municipal e dos comitês escolares para criação de protocolos específicos de trabalho”, declarou.
Ela reiterou que as aulas na rede municipal de ensino de Mafra somente voltarão a acontecer na forma presencial, quando as autoridades sanitárias e de saúde do Estado considerarem que o momento permite essa retomada com total segurança.