Português (Brasil)

Microfisioterapia: uma técnica de terapia manual

Microfisioterapia: uma técnica de terapia manual

Uma técnica originada na França e ainda recente no Brasil, que promete curar dores físicas e emocionais por meio do toque, ajudando o corpo a promover a autocura e a conseguir superar os traumas vividos.

Compartilhe este conteúdo:

O que é microfisioterapia?

A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que busca tratar a causa da patologia e não apenas os sintomas. Os tecidos têm energia vital, e quando são agredidos de alguma forma (seja fisicamente ou psicologicamente) acabam perdendo essa energia e as células não conseguem funcionar como deveriam. E a microfisioterapia por meio do toque da pele e dos órgãos, entende quais são as causas do problema e ajuda o corpo a promover a autocura.

Para compreender essa memória celular, os profissionais da área precisam ter sólidos conhecimentos em embriologia, ontogenia  e filogênia, identificando no corpo áreas que perderam a sua vitalidade normal, promovendo a regulação das partes afetadas.

A base de estudos primordial da microfisioterapia é a embriologia. Ou seja, todos os nossos órgãos, incluindo a pele e o cérebro, têm a mesma origem embrionária, e por isso guardam uma relação profunda.

Assim, mesmo que não percebamos, podemos sofrer vários “ataques” ao nosso organismo, seja por problemas físicos ou por questões emocionais. Os sentimentos acabam sendo registrados pelo sistema nervoso e continuam influenciando a nossa saúde se não forem tratados.

Quem pode aplicar essa técnica e quem deve procurar?

Essa técnica só pode ser aplicada apenas por fisioterapeutas. É indicada para todas as pessoas, independente da patologia ou idade, inclusive recém-nascidos, gravidas e idosos. Portanto todos podem se beneficiar.  É uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Com os toques certos, o fisioterapeuta consegue estimular o sistema nervoso e reestabelecer o equilíbrio.

Quais casos mais frequentes pelos quais te procuram e quais mais podem ajudar a tratar?

São diversas as procuras, desde dores musculares, fibromialgias, dores de estômagos, problemas urinários. Mas no momento devido a pandemia a procura maior é pela ansiedade, depressão, insônia e enxaquecas. Aumentou também a frequência de crianças com esses mesmos relatos de alterações no sono, e ansiedade. São diversas as indicações que a microfisioterapia pode ajudar a tratar: enxaqueca, depressão, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, alterações hormonais, problemas em recém-nascidos, problemas respiratórios, alergias, distúrbios do sono, hiperatividade, traumas emocionais, déficit de atenção, fibromialgia, dores na coluna, dores musculares, artrite e artrose, traumas físicos, entorses, entre vários outros.

Como funciona o processo de tratamento?

As sessões têm duração média de uma hora. O número de sessões varia de acordo com a queixa do paciente. De maneira geral, para uma determinada queixa, podem ser necessárias de três a quatro sessões. Com intervalos de 30 a 40 entre uma sessão e outra.

O que a pessoa que procura a microfisioterapia precisa ter em mente?

 “Através da micropalpação o Fisioterapeuta procura no corpo, onde as memórias se instalaram e provocaram sintomas. Uma vez encontrados tais traços, os mecanismos de autocorreção são estimulados com micropalpações para restabelecer as funções dos organismos em desequilíbrio, eliminando assim a doença e promovendo saúde. O fato de tratar doenças, disfunções e desconfortos não significa que a técnica se opõe à Medicina ou a qualquer outra área da saúde. Pelo contrário, a Microfisioterapia atua de forma preventiva e curativa ajudando a restauração dos tecidos e suas funções sendo assim, atuando de forma multidisciplinar para a cura e o bem-estar do paciente.

Como o corpo responde depois da sessão?

Muitas vezes o paciente pode sentir um cansaço e sonolência. O trabalho de limpeza que o corpo inicia vai provocar um ligeiro cansaço durante 1 ou 2 dias. É indicado que o paciente descanse após a sessão, não fazer esforço físico desnecessário. Para que este cansaço seja mínimo, é aconselhado ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia nos próximos dias que seguem a sessão, para facilitar o trabalho de eliminação

Qual a importância da microfisioterapia na qualidade de vida das pessoas?

Quando liberado o obstáculo, o corpo pode então reencontrar as capacidades que perdeu, às vezes mesmo depois de muitos anos, criando maiores possibilidade de uma vida mais leve e com mais consciência. Favorece um novo olhar para as coisas, libera emoções e hábitos que não lhe servem mais, medos e pensamentos que te limitam, possibilita a sua mente acessar novas possibilidades e novos padrões de pensamento positivos e construtivos.

 

Caso você tenha interesse em agendar um horário de microfisioterapia com a Dra. Carina Pfeffer Goes, ela atende na clínica Vitaciin na Av. Saturnino Olinto, 2043, Campo do Gado em Rio Negro, ou pode estar entrando em contato pelos números: (3642-0054 ou (47) 98494-3881).

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: