Português (Brasil)

O que fazer caso não encontre mais álcool em gel para comprar?

O que fazer caso não encontre mais álcool em gel para comprar?

Compartilhe este conteúdo:

Surtos geram pandemias que geram desespero populacional, por isso as pessoas estocando alimentos, bebidas e produtos de higiene. E, em meio à crise do coronavírus no Brasil, a vítima das prateleiras, assim como aconteceu em 2009, durante a pandemia de H1N1, é o álcool em gel. Já há relatos de pessoas em todo o Brasil que não estão mais encontrando o produto para vender em farmácias e supermercados e, quando encontram, é a um preço exorbitante.

Pensando nisso, o Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas da PUC-Rio divulgou no Instagram orientações para soluções alternativas caso você tenha dificuldade de encontrar álcool gel. O laboratório explica que álcool é eficaz contra vírus porque o etanol consegue dissolver a “capa protetora” dos lipídeos, ou seja, a gordura desses agentes. O álcool em gel 70% é ótimo para higienizar as mãos em transportes públicos, por exemplo.

Mas a postagem explica que em caso de falta, em casa, outros produtos, inclusive mais acessíveis, podem fazer o seu papel. É o caso, por exemplo, do detergente, produto excelente para a remoção de gorduras. Sabão, sabonete (líquido ou em barra) e até xampu também podem ser usados na higienização das mãos e dos braços. É interessante evitar as opções hidratantes e preferir as anti-bacterianas.

Móveis, livros, notebooks, celulares, etc podem ser higienizados com produtos de limpeza como multi-uso, desinfetantes, limpa-vidros e até mesmo solução diluída de hipoclorito. No entento, jamais use esses artigos para higienizar a pele, ok?

Como salienta o Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas: “Deixe o álcool gel apenas para situações em que você não tem torneira para poder lavar as mãos”. 

 

Compartilhe este conteúdo: