Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
PROERD iniciará com novas turmas na próxima semana nas escolas de Mafra
Neste ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD completa 20 anos de formação de alunos no combate às drogas. No período de 19 anos de existência, o PORERD já formou 15.256 alunos, sendo que no ano passado inovou com o projeto piloto do PROERD Kids, com 42 alunos com idade entre 5 a 7 anos, dos Jardins I e I , do período vespertino no CEIM Fiorige Bona. Já passaram pelos ensinamentos do PROERD um total de 23 escolas municipais, estaduais e particulares.
Sem violência e sem drogas
Desenvolvido pela Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra, o PROERD visa capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conta com apoio da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Educação.
Sendo executado em Mafra desde o ano 2000, é reconhecido internacionalmente “e com resultados práticos já comprovados no meio escolar”. E, na próxima semana, as aulas desse vigésimo ano iniciam nas escolas municipais e estaduais de Mafra, com 42 turmas, envolvendo 815 alunos, distribuídas em 25 unidades escolares. Atenderá ainda cerca de 60 alunos com 2 turmas de PROERD Kids e retomara outras 2 turmas do PROERD Pais.
Riscos da dependência química
Dentre os vários objetivos do PROERD consta o de trabalhar as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas, estabelecendo os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas. Outro objetivo que vale destacar é o de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, para que valorizem a vida, mostrando opções de comportamento, longe das drogas e da violência.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd foi criado em 1983, nos Estados Unidos, pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles. Chegou ao Brasil em 1992, através da Policia Militar do Rio de Janeiro. Iniciou em Santa Catarina em 1998, na cidade de Lages e em 2000 chegou a Mafra. Em 19 anos já formou 15.256 alunos mafrenses.
Números do PROERD
- 19 anos de existência;
- 15.256 alunos atingidos;
- 23 escolas municipais, estaduais e particulares de Mafra