Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Projeto de preservação da história rio-negrense é aprovado na Câmara
Data de Publicação: 25 de abril de 2025 14:25:00
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Negro, realizada na terça, 22, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº10/2025, de autoria da vereadora Neusa Heuko Swarovski. A proposta segue agora para sanção do prefeito.
O programa “A História de Rio Negro através de seus bairros e localidades” tem como objetivo resgatar e preservar as histórias que compõem a formação cultural e social do município. A proposta incentiva a produção de conteúdos históricos a partir das escolas e da comunidade, permitindo que cada bairro e localidade conte sua própria trajetória por meio de registros, relatos orais, fotografias e documentos.
A lei prevê ainda o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Cultura e Turismo, de historiadores e outros profissionais no processo.
“Essa lei nasceu do nosso amor por Rio Negro e da vontade de preservar histórias que ainda vivem na memória das pessoas, mas que podem se perder com o tempo. Queremos fazer com que nossas crianças e jovens conheçam as origens do lugar onde vivem, valorizem suas raízes e se tornem multiplicadores da nossa história”, afirmou a vereadora Neusa Swarowski.
O projeto prevê também formas de estímulo e adesão da iniciativa, como uma premiação simbólica dos melhores trabalhos escolares. A expectativa é que a lei transforme o conhecimento da história local em uma política educativa permanente, renovada a cada geração.