Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Quarentena social: saiba mais sobre o que é e para que servem as medidas de isolamento
Casos de infecção por coronavírus continuam a se espalhar no Brasil e no mundo. Em resposta, os governos de diversos países e organizações de saúde compartilham diariamente as recomendações para mitigar a transmissão do covid-19. Algumas dessas práticas sugerem suspender os eventos público e evitar aglomerações de pessoas. Não à toa, nas redes sociais, uma campanha intensa do distanciamento e isolamento social tem sido discutida.
Mas, o que de fato significa quarentena? E quando se fala em isolamento social, isso significa dizer que eu não posso ter contato com mais ninguém? E o que fazer se eu me sentir sozinho? Saiba as respostas para essas e outras dúvidas
Quarentena
De acordo com a Lei 13.979/2020, publicada pelo governo federal no dia 6 de fevereiro, com medidas para enfrentar o surto de coronavírus, a quarentena é caracterizada como a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes.
Além das pessoas, a restrição também se estende para bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitas de contaminação, como forma de evitar uma possível propagação do coronavírus. A medida tem como objetivo garantir que serviços de saúde sejam mantidos em um local certo e determinado.
Porém, apesar do nome, a quarentena não significa necessariamente uma restrição por um período de quarenta dias. A estratégia pode, inclusive, se estender pelo tempo necessário para reduzir a transmissão comunitária e garantir a manutenção dos serviços de saúde no território.
Então, por que quarentena?
A quarentena é um período em que pessoas saudáveis, mas que estiveram expostas a uma doença transmissível, seja por contato com um doente, seja por estar em regiões de surtos epidêmicos, têm sua liberdade de trânsito limitada. A quarentena também pode ser estabelecida para animais.
Embora o nome remeta a um período de quarenta dias, a duração da quarentena é determinada com base no período de incubação da doença, ou seja, o tempo que a doença leva para se manifestar. Essa medida de saúde pública busca, assim, controlar a disseminação da doença. É realizada principalmente em casos de surtos de doenças de grande transmissibilidade, como o novo coronavírus.
Diferença entre quarentena e isolamento
A quarentena diferencia-se do isolamento porque restringe o trânsito de pessoas sadias que teriam sido expostas a um agente infeccioso, podendo estar contaminadas. Já o isolamento é a separação dos indivíduos doentes, portadores de doenças contagiosas. O objetivo das duas medidas, no entanto, é o mesmo: evitar a propagação de determinada doença.
Como surgiu?
Não é claro de onde surgiu exatamente o conceito dos 40 dias. Alguns afirmam que é por uma referência bíblica — a ideia de passar 40 dias e 40 noites no deserto como Jesus teria feito. Na Idade Média, a prática da quarentena foi adotada durante o início da peste negra, isolando-se, por exemplo, viajantes oriundos de regiões onde ocorriam a doença por cerca de 40 dias. E este período de reclusão também foi usado na China, quando se estudavam formas de vacinação contra a varíola.
Como passar pelo período de quarentena
Apesar da quarentena, isso não significa que você precisa perder o contato com outras pessoas. Por isso, tente conversar com os seus familiares e amigos, mesmo em isolamento social. Faça uso das redes sociais e tecnologias para se manter próximo, mesmo que distante, das pessoas que te fazem bem.
Além disso, mantenha uma rotina saudável, faça coisas que te dão prazer, e procure manter também sua saúde mental.