Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Rinite: o sintoma da vez
Sempre vem junto com as mudanças e estilos de vida. Muitas alergias estão relacionadas com alimentação e coisas do dia a dia.
Muitas pessoas reagem até a poeira doméstica considerando ela a principal responsável pela rinite. Em muitas regiões as pessoas associam a mudança de clima. Esta poeira tem vários componentes, como restos de pelos de animais, descamação da pele humana e de animais e restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros.
O nariz é a região das vias respiratórias superiores mais suscetíveis a diversas infecções. Causando desconfortos, irritabilidade, dores, cansaços e muita secreção.
Quando isso acontece, logo vem a congestão nasal e a coriza. Esses sintomas estão na lista das queixas mais comuns. Mas além de um simples resfriado, eles também podem sinalizar a presença de outra doença, a rinite.
Definida como um processo inflamatório ou infeccioso da mucosa que reveste o nariz, ela pode ser aguda ou crônica, ou seja, ter curta ou longa duração. As principais causas da enfermidade são as infecções virais e alergias.
Você sabe o que pode causar esse tipo de inflamação nas vias nasais?
Os alimentos que contem proteínas não digestíveis ao organismo. Muitas pessoas estão reagindo ao leite e seus derivados, acarretando numa serie de inflamações onde o corpo está sempre com alguma debilitação.
Tipos de rinites:
- Rinite infecciosa: é a decorrente da infecção por vírus, bactérias e fungos; contida em diversos alimentos que são fermentados e produzidos a partir de seus fungos.
- Rinite alérgica: normalmente associada a uma reação do sistema imunológico diante de algum fator ambiental: pó, bolor, pólen, pelo ou tecido (epitélio) de animais, ácaro (presente em cobertores, bichos de pelúcia ou roupas felpudas);
- Rinite vasomotora: manifesta-se em decorrência de mudança brusca de temperatura, uso de anti-hipertensivos e uso persistente de vasoconstritores tópicos; ou alimentação com muitos corantes e conservantes.
- Rinite irritativa: associada à exposição a produtos químicos inalantes, fumaça de cigarro ou cheiros fortes; aqui também podemos enfatizar os produtos de higienes pessoal que também estão se destacando bastante. Sabonetes, shampoo, cremes de corpo, perfumes.
- Rinite gestacional: ocorre graças às mudanças hormonais e inchaço, retenção de líquidos. Isso ocorre porque as mudanças bruscas atrapalham muito o sistema imunológico.
Saiba reconhecer os sintomas. Veja:
- Os sinais mais frequentes da rinite são nariz entupido (obstrução nasal), secreção, espirros em salvas (repetidos) e coceira nasal. Mas você também pode observar os seguintes sinais:
- Muita coceira no ouvido e até nas partes intimas.
- Obstrução nasal intermitente ou persistente, bilateral ou não, principalmente à noite; Secreção fluída clara, mas pode também ser amarelada e espessa;
- A maioria dessas infecções atacam a noite ou de manha cedo quando o corpo está produzindo hormônios organizacional.
- Dor facial e frontal com sensação de peso; Redução do olfato; Coceira nos olhos, vermelhidão local ou lacrimejamento;
- Fotofobia; Sangramento nasal, decorrente do trauma da mucosa nasal, especialmente em crianças Sensação de catarro que escorre atrás da garganta.
Saiba como tratar de forma natural. Confira as dicas abaixo:
- Aromaterapia;
- Óleo de eucalipto 2 gotas em um copo com água quente (fazer uma inalação, não tomar)
- Colocar 4 gotas no box ao tomar banho;
- Óleo de hortelã menta (uma gota, usar na nuca, na sola do pé e nos pulsos)
- Chá que aumenta imunidade: Equinacea (ajuda na congestão nasal e melhora os sintomas de resfriados);
- Chá de folha de laranja (ajuda repor vitamina C e melhora os sintomas de resfriados e rinite);
- Tomar suco de laranja e limão natural;
- Respiração e meditação (ajuda a oxigenar o cérebro também melhorando a imunidade e reduzindo a ansiedade);
Gostou das dicas?
Compartilhe com seus amigos e venha com a gente nessa jornada de curas naturais.
Autora
Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.