Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Rio Negro alcança 93,7% de leitores fluentes e supera média estadual na Prova Paraná Mais
Data de Publicação: 7 de abril de 2025 15:47:00
Os estudantes participaram de exames externos como a Avaliação de Fluência Leitora e a Prova Paraná Mais, que analisam o desenvolvimento em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados de 2024 foram divulgados e os índices municipais superaram a média estadual.
Avaliação de Fluência Leitora
A avaliação, aplicada a 380 alunos, foi conduzida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo é avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos de acordo com o seu nível escolar, observando a fluidez e o ritmo adequado da leitura.
São avaliados três critérios: precisão (capacidade de ler corretamente), velocidade ou automaticidade (leitura fluente e sem grandes pausas) e prosódia (uso adequado de entonação, pausas e aspectos tônicos da fala). Além disso, os estudantes podem ser questionados sobre o conteúdo lido.
Na Avaliação de Fluência Leitora de 2024, a cidade obteve um índice de 93,7% de leitores iniciantes fluentes. O Índice de Fluência Leitora (IFL) ficou em 7,3, apresentando uma evolução significativa em comparação ao ano anterior, quando o IFL foi de 6,6.
Prova Paraná Mais
A Prova Paraná Mais é uma avaliação de larga escala aplicada a estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, além do 9º ano do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio nas redes estadual e municipal de ensino do Paraná. O exame busca monitorar o desempenho dos alunos e fornecer dados para a formulação de políticas educacionais, além de identificar lacunas no aprendizado e sugerir intervenções pedagógicas.
Utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI), a Prova Paraná Mais gera escalas de proficiência que permitem o acompanhamento contínuo do progresso dos alunos ao longo dos anos. Os resultados auxiliam a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e contribuem para a melhoria contínua da qualidade educacional no estado.
A avaliação tem como principais objetivos monitorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, identificar avanços e desafios no aprendizado, subsidiar gestores e professores com dados concretos, e promover a equidade educacional em todas as redes e escolas do Paraná.
Os resultados da Prova Paraná Mais 2024 também foram positivos para Rio Negro. Para o 2º ano do Ensino Fundamental, 82% dos alunos demonstraram aprendizado suficiente em Língua Portuguesa, e 88% em Matemática. Já no 5º ano do Ensino Fundamental, 84% dos estudantes alcançaram aprendizado suficiente em Língua Portuguesa e 80% em Matemática. Esses índices estão acima da média estadual.