Português (Brasil)

Rio Negro capacita agentes de saúde para reforçar rede de proteção a mulheres vítimas de violência

Rio Negro capacita agentes de saúde para reforçar rede de proteção a mulheres vítimas de violência

Data de Publicação: 17 de abril de 2025 16:06:00

Compartilhe este conteúdo:

Na última quarta, 16, o Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres de Rio Negro promoveu uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com a Polícia Civil e a Ouvidoria Municipal. O objetivo foi preparar os profissionais para acolher e orientar mulheres vítimas de violência, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a escuta ativa na atenção básica.

O evento, realizado no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, abordou o tema “Violência contra a mulher: tipos e medidas cabíveis”, com palestra ministrada por Deizi Meister Colaço, agente da Polícia Civil com 16 anos de atuação. A capacitação destacou a importância da escuta acolhedora, dos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (física, sexual, psicológica, patrimonial e moral), e da preservação de provas em casos de violência digital.

O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen participou da abertura, reforçando o papel essencial dos ACS nas comunidades. Já a servidora Jerusa Cleres Hack, da Ouvidoria Municipal, explicou sobre o atendimento sigiloso e humanizado às denúncias.

A diretora do Departamento da Mulher, Édina Regina dos Santos, destacou a importância da capacitação contínua da rede de atendimento e convidou os profissionais a conhecerem projetos como o “Gabinete Itinerante da Mulher”.

Com 72 ACS no município, o contato direto desses profissionais com a população é essencial para levar informações e identificar situações de vulnerabilidade, especialmente nas regiões mais carentes.

Compartilhe este conteúdo: