Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Rio Negro capacita agentes de saúde para reforçar rede de proteção a mulheres vítimas de violência
Data de Publicação: 17 de abril de 2025 16:06:00
Na última quarta, 16, o Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres de Rio Negro promoveu uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com a Polícia Civil e a Ouvidoria Municipal. O objetivo foi preparar os profissionais para acolher e orientar mulheres vítimas de violência, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a escuta ativa na atenção básica.
O evento, realizado no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, abordou o tema “Violência contra a mulher: tipos e medidas cabíveis”, com palestra ministrada por Deizi Meister Colaço, agente da Polícia Civil com 16 anos de atuação. A capacitação destacou a importância da escuta acolhedora, dos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (física, sexual, psicológica, patrimonial e moral), e da preservação de provas em casos de violência digital.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen participou da abertura, reforçando o papel essencial dos ACS nas comunidades. Já a servidora Jerusa Cleres Hack, da Ouvidoria Municipal, explicou sobre o atendimento sigiloso e humanizado às denúncias.
A diretora do Departamento da Mulher, Édina Regina dos Santos, destacou a importância da capacitação contínua da rede de atendimento e convidou os profissionais a conhecerem projetos como o “Gabinete Itinerante da Mulher”.
Com 72 ACS no município, o contato direto desses profissionais com a população é essencial para levar informações e identificar situações de vulnerabilidade, especialmente nas regiões mais carentes.