Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Rio Negro realiza pagamento do piso do magistério aos professores da rede municipal
A Prefeitura de Rio Negro concretizou um aumento de 6,27% no salários dos professores do município, e com isso, o piso salarial do magistério foi pago já no mês de janeiro deste ano.
Com esta ação a Prefeitura garantiu que os profissionais da educação municipal recebam o piso salarial nacional, reforçando o compromisso com a valorização da categoria e o reconhecimento do trabalho essencial dos professores, que são os pilares da nossa sociedade, responsáveis por formar as futuras gerações.
“Piso salarial é lei! O piso precisa ser cumprido”, afirmou o prefeito Alessandro von Linsingen. Sancionada em 16 de julho de 2008, a Lei nº 11.738 estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Por determinação legal, o Ministério da Educação (MEC) calcula o reajuste do piso usando o mesmo percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Para chegar a 6,27%, o MEC calculou a variação percentual entre o VAF mínimo publicado na terceira atualização do FUNDEB de 2024 e de 2023.
Com a diferença de 6,27% entre os valores, o piso do magistério passou de R$ 4.580,57, em 2024, para R$ 4.867,77, em 2025. Este aumento não apenas reconhece o valor e a importância do trabalho incansável de nossos educadores, mas também reforça o compromisso do Município de Rio Negro com a educação de qualidade.