Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Secretaria municipal de saúde de Mafra promoveu VII Seminário de Prevenção de Suicídio
Nos dias 10 e 17 setembro a Secretaria Municipal de Saúde através da rede de saúde mental, promoveu capacitação voltada a prevenção de suicídio.
Responsabilidade nas divulgações, uso das mídias sociais, respeito aos familiares e orientação sobre onde buscar auxílio foram algumas das recomendações feitas durante oficina exclusiva para jornalistas da região, sobre o tema “Prevenção ao Suicídio nas Mídias e Imprensa”, abordado pela jornalista Barbara Popadiuk.
A oficina é parte do VII Seminário de Prevenção do Suicídio do Município de Mafra, que tem como tema “‘You matter’- Sua história ainda não acabou”.
A oficina abordou enfoques que alguns veículos comunicação têm dado nas notícias sobre suicídio e a forma como algumas reportagens afetam os familiares que já se encontram extremamente abalados emocionalmente.
Em contraponto apresentou formas tidas como adequadas para uma reportagem com qualidade,princípios éticos e baseadas em normas da Organização Mundial de Saúde – OMS, do Governo Federal e do Governo de Santa Catarina.
Dentre as orientações apresentadas pela Jornalista Barbara Popadiuk, de maneiras corretas de se noticiar um suicídio, destacam-se o respeito ao luto dos familiares e a sensibilização do público para a prevenção.
Nesse aspecto, destacou a importância de se indicar sempre os locais ou espaços seguros para a busca de ajuda, como o Centro de Valorização da Vida, serviços de saúde de referência, entre outros.
Atenção aos sinais de alerta foi outra orientação a ser repassada pelas mídias. Ela concluiu sua apresentação destacando que é preciso falar sobre o assunto, não somente setembro amarelo, mas sempre com cuidado, respeito e orientações.
Prevenção de suicídio é uma Responsabilidade de todos... Tarefa de muitas mãos.
Além de grupos familiares e de amigos, a ajuda também pode ser encontrada na Unidade de Saúde mais próxima, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do telefone (47) 3642-9983 e no Centro de Valorização da Vida – CVV, o acesso pode ser feito pelo site: www.cvv.com.br ou pelo número 188, a ligação é gratuita para qualquer linha de telefone fixo ou móvel.
O Seminário voltado aos profissionais de saúde ocorreu dia 10 e terá sequência no dia 17 setembro.
No período vespertino acontecerá oficina exclusiva para médicos da rede municipal com as temáticas: acolhimento, avaliação risco e manejo medicamentoso, com o Dr. Claudio Gastal( médico psiquiatra)
No período contrário as oficinas serão com os psicólogos Edson Eckel e Micheli Eckel com a Temática: “Prevenção Suicídio e Dependência Química: Mitos e Verdades” e com assistente social Ariane Woehl e psicóloga Debora Popadiuk com abordagem em “Manejo Risco Suicídio e Ações Multidisciplinares na Prevenção Suicídio para os profissionais de saúde.
A realização é da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde.