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Vereadores solicitam esclarecimentos sobre fila de espera para exames em Rio Negro

Vereadores solicitam esclarecimentos sobre fila de espera para exames em Rio Negro

Data de Publicação: 15 de maio de 2025 16:16:00

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Na sessão da Câmara Municipal de Rio Negro, realizada na última terça-feira, 13, os vereadores aprovaram o requerimento nº36/2025, assinado pela vereadora Neusa Heuko Swarowski e pelo vereador Landivo Gruber, solicitando informações sobre a situação da fila de espera para exames de ultrassonografia no município.

O documento também sugere o comparecimento da Secretária Municipal de Saúde à Câmara, proposta complementada pelo vereador Elcio Josué Colaço, para prestar esclarecimentos diretamente ao plenário.

De acordo com os dados recebidos pelos parlamentares, mais de 600 pessoas aguardam por exames de ultrassonografia. O debate em plenário também trouxe informações relevantes sobre a situação dos equipamentos disponíveis na rede municipal. O vereador Luiz Felipe Stafin (Mini) destacou que, até aproximadamente a metade de 2024, os exames estavam sendo realizados normalmente na Unidade de Saúde do Lageado dos Vieiras, mas que, devido à falta de médico capacitado, os atendimentos precisaram ser suspensos. 

Já a vereadora Milene Stall relatou que, na última semana, visitou a Unidade de Saúde Antônio Bossi, na área urbana da cidade, e encontrou equipamentos de ultrassonografia em estado de abandono. A vereadora relatou que, após a sua visita, os aparelhos foram retirados da unidade.

"A fila é longa, os equipamentos existem, mas estão parados. Isso precisa ser esclarecido. O povo não pode continuar esperando por um exame essencial para diagnóstico e
tratamento”, afirmou a vereadora Neusa Heuko.

“É inadmissível que equipamentos fiquem encaixotados ou esquecidos enquanto a população sofre à espera de atendimento”, completou o vereador Landivo.

A Câmara agora aguarda o agendamento da presença da gestora da pasta para que as informações sejam apresentadas com transparência e que medidas efetivas sejam adotadas para restabelecer os atendimentos.

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