Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Você tem medo do leão?
Está chegando uma das épocas do ano mais temidas pelas pessoas físicas, a declaração de Imposto de Renda!
Hora de justificar as contas com a Receita Federal, carinhosamente chamada de Leão a partir dos anos 80, símbolo escolhido por trazer uma imagem de justiça e lealdade, não atacar sem avisar, é manso, mas não é bobo!
Mas então porque as pessoas têm medo do leão?
Geralmente este receio está associado a falta de informação e orientação ou na intenção de “blefar” o sistema da Receita Federal.
Sabemos que nosso país possui uma alta carga tributária, seja na pessoa física ou na jurídica, sendo que na pessoa física a tabela progressiva está defasada há anos, o que faz com que os brasileiros busquem sempre meios de pagar menos imposto.
Está certo este raciocínio, desde que venha ao encontro do que diz a lei, sejam alternativas seguras e que não ofereçam risco ao contribuinte.
Como qualquer pessoa pode preencher e enviar esta declaração de imposto de renda, o que acontece é que são muitas as pessoas inexperientes e desinformadas que acham que vão conseguir burlar o sistema do leão. Mas a sorte nem sempre vai ajudar e um dia vem a conta para o contribuinte.
Ainda não foi divulgado pela Receita Federal o prazo como as regras para declaração anual 2020 referente ao ano de 2019, mas seguindo os anos anteriores, o prazo inicia no dia 01 de março e vai até 30 de abril.
Durante as próximas semanas estarei trazendo maiores informações das regras, como também tirando dúvidas frequentes sobre a declaração de imposto de renda.
No entanto, prezado contribuinte, quero desde já alertá-lo, procure um profissional contábil de confiança para fazer sua declaração!
Não brinque com o leão, ele é manso, mas não é bobo!
Autora
Daiana é formada em Administração e Ciências Contábeis pela UnC Mafra, tem especialização em Contabilidade Gerencial e Financeira, além de ser professora do curso de Ciências Contábeis na UnC campus Mafra. Ela também é sócia na Alfa Serviços de Contabilidade e tem experiência de 9 anos com consultoria empresarial, imposto de renda pessoa física, contabilidade gerencial, societária, contabilidade aplicada ao agronegócio, recrutamento e seleção de pessoas.