Português (Brasil)

Poros dilatados: veja dicas de como tratar

Compartilhe este conteúdo:

Olá, essa semana separei um tema diferente para tratar com vocês: POROS DILATADOS.

Sou maquiadora e na maioria das vezes em que vou maquiar minhas clientes a queixa delas é a mesma: ‘’poros dilatados’’.  Na maquiagem conseguimos resolver isso com o uso de um bom PRIMER e uma PELE BEM FEITA. Porém, muitas não utilizam maquiagem todos os dias, e gostariam de tratar isso de alguma forma. Para isso fiz algumas perguntas a respeito do assunto para minha filha Luisa Eduarda, pois é ela quem cuida da pele de nossas clientes aqui no Studio HC.

1- O que são poros dilatados? E qual o motivo que tem incomodado tanto?    

O poro é uma característica da pele de cada um. Tem pessoas com poros mais abertos, outras com poros mais fechados e isso varia com a característica de cada pele. Apesar das pessoas se importarem tanto, o poro é uma necessidade de respiração natural da pele. Por isso temos poros. Por exemplo: uma pele muito oleosa terá a tendência de ter uma pele com mais poro, já uma pele mais seca acaba tendo menos poros, inclusive esse é o motivo da pele (calcaziana) mais seca ter menos poro, por esse motivo ela é mais seca, pois o poro é quem leva da glândula a secreção sebácea. Há também uma predisposição em ter poros mais ou menos dilatados.          

Realmente, nos dias de hoje as pessoas tem se incomodado muito com os poros, creio que isso tem um pouco haver com o uso de photoshop e efeitos de rede social em que deixam as pelas lisas e aparentemente perfeitas.

2- Pode dar algumas dicas para quem se incomoda com os poros?

Em primeiro lugar uma rotina com uma boa higienização, pois se não pode acabar ‘’entupindo’’ o poro e gerando cravo e depois até mesmo uma acne. Fazer uma limpeza mais profunda com esfoliante próprio para seu tipo de pele (químico ou físico) com a indicação correta de quantas vezes na semana utilizar, pois se esfoliar em excesso pode gerar um efeito rebote, pois a pele é muito inteligente e composta por varias células e ela entende que se tiver tirando muito ela precisa fazer uma produção exagerada e acaba dilatando mais, acontecendo o temido efeito rebote e aumentando ainda mais o poro e isso também pode acontecer se lavar o rosto em excesso, na maioria dos casos 2 vezes  por dia é o suficiente.

3- Como tratar poros dilatados?

Mantendo uma boa higienização, fazendo uma limpeza de pele profissional com a frequência indicada, alguns ativos de tratamento indicados, como ativos de renovação celular como, por exemplo, ativos que são derivados de ácidos como: glicólico, retinoico, salicílico, azelaico e mandélico. Mas isso não dispensa a indicação de um profissional. Pois quando fazemos essa renovação celular acabamos estimulando colágeno e isso auxilia nos poros.  Lavar o rosto com água gelada, e utilizar máscara de argila (tanto a verde quanto a branca) também são dicas bem legais. Porém, vale lembrar que é um tratamento continuo, não existe um produto milagroso, nem uma solução definitiva para isso. Se pararmos de tratar certamente irá voltar.  Precisamos sempre controlar a camada córnea e a produção de sebo e melhorar os tecidos que estão ao redor da glândula.

Já em procedimentos estéticos utilizamos peeling, microagulhamento (fazemos microagulhamento com dermapen), lasers ablativos são recursos com resultados bem satisfatórios. Ou seja, se é algo que te incomoda vale muito a pena recorrer a esses tratamentos estéticos, pois auxilia muito no cuidado com nossa pele.

Mas sempre bom lembrar, a rotina em casa é primordial, e o problema não é o uso da maquiagem, mas sim não retirar corretamente. O cuidado com nossa pele deve ser constante. Bons cuidados!

 

Se ficarem com alguma dúvida ou sugestão de mais temas a serem abordados por aqui fique à vontade em falar conosco pelo ig: @studiohcesteticaehair será um prazer ajudar você.

Obrigada!

 

Autora

Helena é maquiadora, proprietária do Studio HC e apaixonada pelo universo feminino.

Compartilhe este conteúdo: