Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Confira dicas para emagrecer de forma saudável
Por Carla Taíssa
No verão muitas pessoas querem perder peso para curtir a estação, porém a pressa para entrar em forma pode ser inimiga da saúde. Fazer dietas “milagrosas” até tomar remédios sem prescrição médica podem trazer consequências sérias para a saúde. Por isso, Nilda Marchi, Naturopata, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, explica como emagrecer de forma saudável.
1 - A maioria das pessoas procuram resultados rápidos quando o assunto é dieta, e acabam encontrando receitas alternativas, remédios, o que causa mais problemas, qual a melhor forma de começar o processo de emagrecimento de forma saudável?
A melhor forma de entender esse processo de emagrecimento é olhar a sua saúde. Vivemos num mundo em que corpo tem sido a maior busca, principalmente no público feminino. Bom, também sou mulher e sendo uma terapeuta hoje eu olho primeiro para a saúde do meu corpo, os sinais da idade e também a disposição em que ele está, aí sim passo a pensar no peso.
Cada um tem uma história, um caminho que seguiu, e muitas coisas podem influenciar no peso excessivo ou na falta dele. Pode parecer estranho, mais é muito mais fácil emagrecer do que engordar sabia? Quem precisa emagrecer tem uma estrutura óssea que ajuda no desempenho físico e a facilidade de eliminar gorduras ou líquidos retidos. Antes de pensar em somente emagrecer veja se seu corpo está saudável primeiro. Desintoxicar é o maior segredo do corpo perfeito.
2 - Quais alimentos e chás naturais auxiliam no emagrecimento?
Alimentos quanto mais crus, melhores. Explore um bom suco verde, utilizando muitas frutas cítricas como a laranja, o mamão, amoras e pode unir um pedaço de pepino, de chuchu cru esses componentes além da nutrição que trará a pele e ao corpo, irá ajudar na eliminação de líquidos. Em relação aos chás, Oliveira tem sido um dos mais procurados na parte de eliminação de líquidos e desintoxicante. Dente de leão é poderoso antioxidante e ajuda na circulação sanguínea tratando de dentro para fora o sistema linfático. Gosto muito dos calmativos, pois atuam na parede do intestino ajudando nos movimentos peristálticos deixando tudo leve e suave. Podemos usar a camomila, a angélica, o mulungu, esses têm favorecido muito na diminuição de ansiedade e compulsividades. Quando falamos em iminudades podemos utilizar o chá de equinacea ele melhora sintomas de alergias respiratórias e melhora intestino. Já o que ajuda a reduzir sintomas causados pelos excessos de carboidratos é a cavalinha e o hortelã.
3 - O que se deve evitar?
Bom, como falei desintoxicar é o segredo, então vamos imaginar que você consome bastante alimentos pesados durante o dia: carboidratos, bolos, pães, açúcares e bolachinhas, certo?
Esses alimentos contem agressores que hoje já existem comprovações cientificas que mostram o quanto eles nos intoxicam. Um deles e o considerado principal é o glúten, talvez você até já tenha visto ele por aí nas mídias. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, aquela farinha linda que faz nosso pão de cada dia já não está mais tão saudável assim. Hoje quando consumimos esse elemento, ele vai diretamente para o intestino e inflama causando dores e muitos desconfortos. Segundo o livro Dieta da mente do Dr.David Permutter o glútem é o carboidrato mais pesado e agressivo. Num processo de detox eu recomendaria reduzir, glúten, leite e soja.
4 - Além de cuidar da alimentação, que outras medidas a pessoa deve adotar para auxiliar nesse processo?
Como o detox ajuda nesse processo ao corpo físico eu incluiria uma constelação familiar que ajudara você a ver se essa obesidade é sua ou de suas origens, muitas pessoas carregam determinadas situações decorrente da genética, a constelação irá lhe ajudar a ver esse processo de perto e lhe ajudar a resolver. Podemos explorar a aromaterapia no controle de ansiedade, Reiki também tem auxiliado muito na redução das compulsividades e claro a meditação guiada e diária.
5 - Como evitar o efeito sanfona e manter uma dieta equilibrada?
Uma vez que você desintoxica seu corpo começa a entender que pode guardar apenas os nutrientes então ele passa a ser mais seletivo em descartar os químicos e ficar somente com os nutrientes certos.
6 - Que outras dicas você acha importante para quem está emagrecendo?
A dica fundamental para quem quer emagrecer é: respeitar o relógio biológico. Nosso corpo tem uma programação exclusiva, acorda às 6h, das 7h às 10h ele deve se alimentar apenas de chás e proteínas. Café somente das 10h às 14 horas aí não atrapalha o sistema nervoso central.
Quando optar por tomar café sempre moído e torrado de preferência orgânico aí ele não afeta o sistema nervoso central. Café em processo de emagrecimento não é o mais recomendado.
Sugiro também um alongamento, respiração funda no mínimo 3x ao dia e fazer uma atividade que lhe de prazer. Reduzir carboidratos pesados como arroz e trocar por polenta, purê de batata, aipim cozido.
7 - Deixe um recado para nossos leitores
Perder peso é algo que eu nunca recomendo aos meus pacientes, o que eu sempre recomendo é desintoxique, use remédios de vermes a cada 4 a 6 meses, tome bastante água ou chás de forma correta, durma com qualidade, explore o óleo de lavanda para dormir, faça terapia e mude seu estilo de vida e a perda de peso será uma consequência maravilhosa.
Espero que você tenha gostado das dicas.