Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Núcleo de Educação Física é parceiro de pesquisa nacional
O Núcleo de Educação Física da Universidade do Contestado, Campus Mafra, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde de Mafra estão participando da pesquisa SAFE a qual visa investigar as práticas exitosas de atividades físicas realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil.
A pesquisa é idealizada pela Universidade Federal de Santa Catarina com a parceria do Ministério da Saúde e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Atualmente, a pesquisa está na quarta etapa e consistirá na elaboração da pré-recomendação de práticas exitosas de atividade física a partir de um caso modelo, com base nas estratégias previstas nos atributos do conceito e que foram levantadas nos locais visitados, para que práticas de atividades físicas na Atenção Primária em Saúde sejam bem-sucedidas.
O colaborador da pesquisa em Mafra é o Dr. Daniel Petreça e contará também com facilitadores (profissionais de saúde responsáveis pelas práticas de atividades físicas em estabelecimentos de saúde vinculados à Secretaria Municipal da Saúde de Mafra). Segundo a pesquisadora líder do estudo, Drª Tania Benedetti, a participação nessa etapa é de suma importância para a Atenção Primária em Saúde do Brasil, pois esses dados servirão para a validação das recomendações das práticas exitosas de atividades físicas no Sistema Único de Saúde.