Português (Brasil)

Abrigo cuida de 156 cães abandonados, em Mafra

Abrigo cuida de 156 cães abandonados, em Mafra

Compartilhe este conteúdo:

Miriam Clara Schloegl, responsável pelo abrigo.

 

Muitas pessoas amam a companhia de animais de estimação e não pensariam nem por um segundo em se desfazer do seu cachorro ou gato, considerado como parte da família. Entretanto, nem sempre animais domésticos têm essa sorte: o Brasil tem mais de 170 mil animais abandonados sob cuidado de ONGs, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil, em 2019.

São casos como Elka que foi resgatada com nove bebês, próximo a Carbomafra, ou como o Fly encontrado com bicheira e, por isso, acabou perdendo uma das orelhas. Ou, ainda, outras histórias tristes dos cachorros acolhidos pelo Abrigo de Cães Amigo Fiel, em Mafra. A instituição cuida hoje de 156 animais, a maioria recolhidos após casos de abandono ou maus tratos.

Mas, ultimamente o abrigo não consegue atender todos os chamados, pelo grande número de cachorros que já possuem. “Pegamos casos de situação crítica, que estão abandonados bem debilitados ou desnutridos. Também alguns cães que são deixados próximos do abrigo, na BR, que correm risco de serem atropelados”, conta Miriam Clara Schloegl, responsável pelo abrigo.

E no local os cachorros encontram um novo recomeço. Miriam conta que o trabalho é diário. “Toda manhã a equipe cuida e lava os canis, potes de água e comida. E colocamos água e ração fresca, dando carinho e medicando quem precisa. O trabalho aqui é toda manhã de domingo a domingo, com muito respeito e carinho.”

Dificuldades

Apesar da dedicação da equipe, o abrigo passa por dificuldades e precisa de uma reestruturação, que deve sair ainda este ano em um projeto em parceria com o Lions Clube. “Vamos melhorar nossa estrutura: fazer mais canis para acomodar melhor os animais, melhorar os que já existem. Além de estruturar espaços para os cachorros poderem andar livremente na terra. Queremos dar qualidade de vida melhor para eles”, explica.

E o Amigo Fiel também realiza eventos para arrecadar fundos. No próximo dia 26 de abril acontecerá a Tarde da Amizade, no Rionegrense. “Precisamos de prendas e do primeiro prêmio. Também estamos com uma rifa de 10 prêmios que vai correr neste mesmo dia. E nesta semana lançamos uma mini rifa de Páscoa com chocolates, o sorteio acontecerá dia 11 de abril”, conta.

Mesmo assim, as dificuldades são imensas. “Agradecemos muito o poder público que ajuda com metade do valor que a gente precisa, além dos associados, contribuintes e doações. Mas temos muitas necessidades como materiais de limpeza, ração, cobertores, voluntários para ajudar na manutenção do abrigo e ajuda financeira para remédios e castração dos animais”, conta Miriam.

Novas Leis

Recentemente o Ministério Público determinou que a prefeitura tem que recolher os animais de rua. Porém, Miriam lembra que para isso falta estrutura para receber esses animais. “Precisamos esse ano que sancione a Lei de Posse Responsável de Animal de Estimação”. Ela explica que com esta lei, os donos que não cuidam dos animais, serão responsabilizados e punidos.

“O dono cuida e a prefeitura entra com um programa de castração mais eficiente. Além de colocar microchip nos animais para ter um controle. Assim, pelo chip, pode-se ver quem é o responsável pelo cão, que deve pagar multa por abandono. Dessa forma podemos ter uma cobrança mais efetiva em quem não cuida dos animais”, enfatiza Miriam.

“Recebemos muitas denúncias de pessoas que não cuidam corretamente dos animais, isso é preocupante. Nunca esteve tão grande o abandono como agora, parece que as pessoas perderam o sentimento pelos animais. Precisamos que os donos tenham mais consciência e cuidem melhor dos seus bichinhos, não maltratem ou abandonem”, finaliza.

Você pode ajudar

Os interessados em contribuir com o Amigo Fiel com doações de material de limpeza, cobertores, ração e outros itens podem entrar em contato com a Miriam através do WhatssApp (47) 99706-4942. Ou ainda, através de depósito bancário (a partir de R$10,00) pela conta do Clube Ecológico Canforeira (CNPJ 00476372000199):

Banco do Brasil Ag 02062 C/c 57215

Não abandone, quem jamais te abandonaria!

Compartilhe este conteúdo: