Português (Brasil)

Veja como manter a saúde em dia e se prevenir nesta quarentena

Veja como manter a saúde em dia e se prevenir nesta quarentena

Compartilhe este conteúdo:

Yeilin Limonta Olivares


A cada dia novos casos de coronavirus surgem no Brasil e no resto do mundo. A infecção cada vez está mais perto de nós, porém podemos nos proteger e evitar adoecer. Por isso, conversei com a médica e terapeuta naturalista Yeilin Limonta Olivares, para trazer dicas para vocês enfrentarem esse período de quarentena da melhor forma. Confira:

Yeilin explica que o coronavirus tem uma incidência maior em pessoas idosas e com doenças crônicas associadas, as quais não possuem um sistema imunológico adequado, capaz de responder de forma rápida e eficiente ante esta assustadora infecção.

Porém ela alerta que isto não significa que pessoas mais jovens e crianças não possam vir se contaminar pelo vírus. Por isso, precaução é a melhor forma de evitar a contaminação. "Desde minha visão como terapeuta naturalista, além das medidas básicas que devemos praticar diariamente: lavar frequente as mãos com agua e sabão, limpar objetos e superfícies e evitar frequentar lugares com muita aglomeração de pessoas como cinemas", explica.

"Também podemos preparar o nosso organismo para que este seja uma grande barreira contra o Covid-19" conta Yeilin. "Um sistema imunológico potente, é capaz de responder e bloquear de forma adequada qualquer agressão interna ou externa. E esta proteção remete a todo o organismo, principalmente regulando e protegendo o sistema respiratório".

Mas, você deve estar se perguntando, "como conseguir esse tão falado sistema imunológico potente?" 

E a resposta, segundo Yeilin, é fortalecendo, protegendo e cuidando do intestino. "Considerado o segundo cérebro, é um armazém de microrganismos. No intestino são realizados mais
de 2000 processos como absorção de nutrientes, mas também funções imunológicas, é responsável pelo 80% da imunidade do nosso corpo" explica.

"Uma alimentação saudável, equilibrada e viva, rica em micronutrientes (vitaminas, minerais), garantirá que o intestino esteja em equilíbrio, permeabilidade e microbiota adequadas capazes de barrar qualquer micróbio e com isto possibilitará um adequado funcionamento das defesas corporais", comenta. "Outra forma de proteção é evitar a acidez corporal, a qual leva a excessos de radicais livres, oxidação, inflamação celular e alterações nas funções das células incluindo as do sistema imunológico. Evite alimentos industrializados, nitrogenados, gordurosos, bebidas alcoólicas os quais diminuem o PH e mantem o organismo em constante inflamação e destruição celular favorecendo as infecções", ensina.

E ela ainda explica que o limão é um potente alcalinizante e antioxidante natural que você pode incluir na sua rotina diária. "Não esqueça de desintoxicar seu organismo de toxinas, metais pesados, pesticidas em esta batalha contra o coronavírus. E aproveitar o que a natureza tem para nós é oferecer é uma ótima forma de proteção", diz.

Segundo a médica, o consumo de chás que auxiliam ao sistema imunológico no combate de vírus e bactérias é uma excelente opção de autocuidado, como, por exemplo a equinacea, o astrágalo, o alho, gengibre e o boldo. "Eles são verdadeiros aliados das defesas naturais. Evitam gripes e resfriados, pois comportam-se como imumoduladores. O consumo de própolis é um tiro a queda na luta contra infeções, pois favorece a destruição de micróbios por parte do sistema imunológico", acrescenta.

Por fim, Yeilin dá a dica: "controle o estresse, tente dormir melhor, se hidrate, pratique alguma atividade física e meditação, que lhe permitam o equilíbrio físico e emocional, pois somos
o resultado da harmonia entre corpo e mente. A final é o caminho certo na luta contra o covid-19", finaliza.

Yeilin Limonta Olivares

Yeilin Limonta Olivares, 35 anos, é formada em medicina há 12 anos. Ela é cubana naturalizada Brasileira, e mora no Brasil há 6 anos. Veio como parte do "Programa mais médicos pelo Brasil" no ano 2014 para a cidade de Rodeio, aonde trabalhou até o ano 2018 como médica. Atualmente, ela trabalha como terapeuta naturalista na cidade de Rodeio Santa Catarina e está cursando especialização em Medicina Ortomolecular.

Contato: yeilinlimonta@gmail.com
Instagram: @dra_yei.olivares_naturopata
 

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

Compartilhe este conteúdo: